A jovem manauara Thayane Smith, de 19 anos, afirmou em entrevista que passou a receber ameaças após a repercussão do desaparecimento do amigo Roberto Farias Thomaz. O caso ocorreu na manhã de quinta-feira (1º), durante a descida do Pico do Paraná, em Curitiba. No entanto, Roberto foi encontrado com vida nesta segunda-feira (5).
Em entrevista à equipe de reportagem, Thayane desabafou e relatou o impacto da exposição nas redes sociais.
“Foi um alívio. Eu falei que não fiz nada. Mesmo assim, muita gente me julgou e passou a ameaçar minha família. Por isso, eu não fiquei em casa. Vim para uma fazenda com medo de me matarem. Aqui tem polícia e investigações”, disse.
Além disso, ela afirmou que policiais apreenderam seu celular e a deixaram sem contato com familiares.
Segundo a Polícia Civil do Paraná (PC-PR), Roberto iniciou a trilha no Pico do Paraná no dia 31 de dezembro, acompanhado de uma amiga. Durante a subida, conforme relatos, ele passou mal em alguns momentos.
Após descansarem no cume e encontrarem outros dois grupos, a dupla iniciou a descida por volta das 6h30 junto a um deles. Entretanto, em um ponto antes do acampamento, Roberto acabou se separando do grupo.
Logo depois, o segundo grupo também iniciou a descida, passou pelo local onde ele havia ficado, mas não conseguiu encontrá-lo, conforme informaram os bombeiros.
Arrependimento
Após a confirmação de que Roberto foi encontrado com vida, Thayane afirmou estar arrependida de ter deixado o amigo para trás. “Se eu pudesse voltar no tempo, teria feito tudo diferente. Eu não teria deixado ele”, afirmou.
Além disso, a jovem reconheceu que desrespeitou uma regra básica de companheirismo seguida por praticantes de trilhas e esportes de aventura.
“Se eu não tivesse deixado ele, isso não teria acontecido. Foi um grande aprendizado. A regra é ir junto e voltar junto, e eu quebrei essa regra. Fui irresponsável”, declarou.
Por fim, ela disse que pretende descansar e conversar pessoalmente com Roberto após o fim do caso.
Roberto caminhou até pedir ajuda
De acordo com o Corpo de Bombeiros, Roberto caminhou cerca de 20 quilômetros até encontrar uma fazenda, onde conseguiu avisar a família de que estava vivo, já nesta segunda-feira.
Em um vídeo divulgado pelos familiares, o jovem aparece em uma fazenda na localidade de Cacatu, em Antonina, durante a descida do Pico do Paraná.
No registro, ele afirma que está bem, apesar dos ferimentos. “Estou cheio de roxos no corpo, com várias escoriações. Não consigo enxergar direito porque perdi meus óculos, mas estou bem”, disse.
Por fim, segundo o tenente Ícaro Gabriel, Roberto será encaminhado ao hospital de Antonina para a realização de exames médicos.
Leia mais: Quem é Thayane Smith, jovem de Manaus ligada ao desaparecimento no Pico Paraná
