O Ministério do Interior da Espanha confirmou, na manhã desta segunda-feira (19), 18 mortes adicionais no acidente envolvendo dois trens na província de Córdoba, ocorrido no domingo (18). Com isso, o número total de vítimas chegou a 39 até o momento.
No domingo, as autoridades já haviam confirmado 21 mortes. Dois trens de alta velocidade colidiram depois que um dos veículos saiu dos trilhos.
O acidente também deixou cerca de 123 feridos, sendo cinco em estado grave e 24 em estado crítico, segundo o governo espanhol. As equipes encaminharam os passageiros para hospitais em Córdoba e Andújar.
Como ocorreu o acidente entre trens na Espanha
A colisão aconteceu às 19h45, no horário local, nas proximidades da estação de Andamuz, na Andaluzia. Um trem da empresa Iryo, que seguia de Málaga a Madri, descarrilou e invadiu a via por onde trafegava um trem da Renfe, provocando a batida.
Causa ainda desconhecida
As autoridades ainda não identificaram a causa do acidente. O ministro dos Transportes, Óscar Puente, classificou o episódio como “extremamente estranho”. Ele explicou que o trem da Iryo tinha apenas quatro anos e estava praticamente novo, e que a via havia sido recentemente reformada.
“Todos os especialistas ferroviários que estiveram aqui hoje, e aqueles que consultamos, estão extremamente surpresos com o acidente, porque, como eu disse, é muito estranho”, afirmou Puente.
(*) Com informações do InfoMoney
Leia mais: Lulinha se muda para a Espanha enquanto PF investiga esquema de fraudes no INSS
