Manaus (AM) – Mais seis casos de varíola dos macacos (Monkeypox) foram confirmados, na tarde desta quinta-feira (18), pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Todos os casos são de homens entre 20 a 40 anos, sem histórico de viagem, o que indica transmissão local da doença.

A fundação informa ainda que os pacientes estão estáveis e em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela equipe de Vigilância em Saúde do Amazonas e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Manaus (CIEVS-Manaus).

Além dos casos confirmados, há a inclusão de 4 notificações para casos suspeitos da doença. O atual cenário no Amazonas é de 37 notificações, sendo 15 confirmados, 17 descartados e 5 suspeitos da doença.  

Orientações

O comunicado de risco nº 12/2022 traz informações para a população sobre como se prevenir contra a Monkeypox:

  • Evitar parcerias sexuais anônimas;
  • No caso do aparecimento de lesões características de Monkeypox, ou diagnóstico confirmado, comunicar as suas parcerias sexuais dos últimos 21 dias, para realização de autoexame;
  •  Os casos suspeitos de Monkeypox devem utilizar máscara e roupas cobrindo as lesões;
  •  Higienizar as mãos frequentemente;
  • Não compartilhar alimentos, objetos de uso pessoal, talheres, roupas ou roupas de cama;
  • Buscar um serviço de saúde nos casos de aparecimento de lesões (bolhas) ou feridas.

Confira o gráfico:

Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) detalhou quadro da doença. Foto: Reprodução/FVS

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Primeiro caso de varíola dos macacos em cachorro é registrado na França

Fiocruz Amazônia faz primeiros sequenciamentos de genoma do vírus da Monkeypox na região Norte

Diagnóstico de monkeypox será feito em laboratórios centrais de saúde pública até agosto