×
GASTRONOMIA

Semana de Gastronomia Regional Amazonense 2023 leva sabores amazônicos para Brasília

A ação tem como objetivo disseminar a gastronomia e a cultura do estado do Amazonas

Manaus (AM) – A Semana de Gastronomia Regional ocorre no período até esta quinta-feira (25), em Brasília, contemplando a gastronomia e a cultura amazonense, e tem como objetivo disseminar a gastronomia e a cultura do estado do Amazonas.

A programação contempla as atividades abaixo: No dia 24 de maio as atividades serão desenvolvidas no Restaurante Escola da Câmara dos Deputados – Praça dos Três Poderes, com o serviço de Buffet.

E, no dia 25 de maio será no Restaurante Escola do Senado Federal, com destaque para o serviço à La carte, e também nesse dia será realizada a aula show “Quinhapira –Caldo de peixe a base de pimenta e tucupi que representa a união entre as aldeias, com a chef Clarinda Ramos, da Etnia Sateré-mawé, atualmente proprietária do Biatüwi – casa de comida indígena, nesse ato representando a gastronomia indígena.

A equipe do Senac está sendo representada pelos professores/chefs e uma aluna da Faculdade Senac Amazonas, sendo eles: Aline Niewiorowski, Coordenadora de Gastronomia, Chef Elias Essucy de Andrade, docente, chef confeiteiro, Chef Bruno Raphael Gomes de Sá Leitão, docente, Chef de cozinha, a aluna Miryammiss Ibrahim Saad, atualmente pesquisadora da gastronomia indígena e da gerente do Centro Especializado de Turismo e Hospitalidade, Jane Thiene Trindade de Almeida.

O presidente da Federação do Comércio do Estado do Amazonas, Dr. Aderson Santos da Frota e a diretora regional do Senac Amazonas, Silvana Carvalho estarão prestigiando o evento.​

A programação contará com a apresentação musical e cultural do grupo Kboclos, na qual fará uma demonstração regional com a temática dos bois Caprichoso e Garantido, demonstrando a cultura do festival de Parintins, que acontece sempre no último final de semana do mês de junho, no município de Parintins – Amazonas.

O cardápio será especial, com destaque para as preparações:

Para o dia 24 desse mês

Entradas: Mojica de tambaqui, gourjon de tucunaré empanado na farinha do Uarini servido com barbecue de cupuaçu.

Prato principal: Bouillabaisse Amazônica: mix de pescados curados, defumados e camarão regional cozidos nos condimentos amazônicos e servidos na cuia. Sobremesa: Tarte caboquinha (creme de tucumã com farofa de castanha do Brasil.

Para o dia 25 desse mês

Entrada: Linguicinha baré gratinada (linguiça de aruanã, banana frita, alfavaca e tomate seco recheada com queijo parmesão gratinado);

Prato principal: Carbonara (massa fresca de pupunha, pirarucu defumado, queijo parmesão e puxuri)

Sobremesa: Pannacotta de pitaya (base de creme de leite aromatizada com cumaru e geleia de pitaya)
Além de uma ornamentação regional amazônica especial.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Museu do Seringal recebe edição do Expomulher com oficina de culinária

Manaus sediará festa junina “Dr.Thomas na Roça” no dia 1º de junho, com entrada gratuita

Festival de Parintins disponibiliza entradas gratuitas para pessoas com deficiência

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *