A ilha de Mandanau, nas Filipinas, foi atingida por um terremoto de magnitude 7.5 neste sábado (2), disse o Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo.
Tremor foi registrado a uma profundidade de 63 quilômetros. Segundo a agência filipina de sismologia, há risco de tsunami na região.
Segundo as autoridades filipinas, esse alerta vale por horas. Ele começou à meia-noite, no horário local, (13h no horário de Brasília).
A imprensa japonesa diz que há riscos de ondas também atingirem o Japão. Autoridades do país ordenaram a evacuação de moradores de regiões da costa sul, na cidade de Futtsu e nas ilhas de Ishigaki e Miyako.
Os Estados Unidos classificaram o tremor com uma magnitude ligeiramente maior, de 7.6, mas com profundidade de 32 quilômetros. O serviço de alerta dos EUA disse que ondas de três metros podem atingir alguns pontos do litoral das Filipinas, mas descartou o risco de tsunami.
Terremotos são comuns nas Filipinas, que fica no chamado “Círculo de Fogo do Pacífico”. O termo se refere a um conjunto de regiões onde placas tectônicas se encontram, formando de áreas de instabilidade com vulcões e altos índices de atividades sísmicas.
*Com informações do UOL
Leia mais
Terremoto de magnitude 6,0 atinge noroeste da Argentina
Terremoto no Afeganistão deixa mais de dois mil mortos
Forte terremoto deixa ao menos 820 mortos no Marrocos; vídeos
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱