Três dias após o desaparecimento de um avião em uma área de floresta em Manicoré, no interior do Amazonas, Nájila, mãe do piloto Rodrigo Boer, divulgou um vídeo emocionado pedindo ajuda à comunidade ribeirinha e às autoridades para localizar seu filho, que estava no comando da aeronave.
Até o momento, não foram encontrados vestígios do piloto nem do avião que desapareceu no Amazonas desde sexta-feira (20), quando surgiu a informação de que um avião de pequeno porte teria caído na comunidade Bom Jesus, a 332 quilômetros de Manaus.
Desde então, equipes da Força Aérea Brasileira (FAB), policiais e integrantes da Prefeitura de Manicoré estão empenhados nas buscas, mas ainda não localizaram nenhum sinal da aeronave.
Uma moradora da comunidade, identificada como Raimunda, relatou que a suspeita de queda surgiu quando ouviu um avião sobrevoando a região com um barulho estranho, seguido de um forte estrondo, que ela comparou a uma explosão. Raimunda disse que, ao ouvir o som incomum, comentou com seu marido que a aeronave parecia estar falhando. Quando se levantaram para verificar, escutaram o estrondo.
Com a repercussão do caso e a falta de sinais do avião, Nájila, mãe do piloto, fez um apelo desesperado em vídeo pedindo ajuda para encontrar seu filho, natural de Rio Preto, São Paulo. Ela contou que Rodrigo partiu na manhã de sexta-feira (20) de Ji-Paraná, em Rondônia, com destino a Manaus, realizando o sonho de conhecer a Amazônia. Desde então, não houve mais notícias sobre o piloto ou a aeronave.
Rodrigo havia enviado uma última mensagem à mãe antes de decolar, dizendo que estava pronto para o voo e pedindo para ser seguido via GPS. Ele também alertou que, caso não conseguisse manter contato por dois dias, ela não deveria se preocupar. No entanto, após o segundo dia sem notícias, Nádila busca desesperada por informações.
Em nota, a FAB informou que foi acionada e, por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e que duas aeronaves estão dedicadas à missão de busca: um helicóptero H-60 Black Hawk e um avião SC-105 Amazonas. Ambas as aeronaves têm sobrevoado a região da Amazônia, onde o último sinal do avião de Rodrigo foi captado, próximo a Manicoré, após o piloto ter feito um desvio de rota, segundo a mãe.
Apesar dos esforços da FAB, que mantém as aeronaves em missão, até o momento não houve avistamentos do piloto ou do avião.
A família de Rodrigo está aflita e pede para que as buscas continuem. “Rodrigo é um jovem de barba, grande, e precisa de ajuda. Agradeço a todos que estão ajudando e qualquer informação será crucial para encontrá-lo”, declarou a mãe, visivelmente emocionada.
A esperança agora é que a população local e as autoridades continuem com os esforços para localizar o piloto.
Em nota, a Cenipa informou que as buscas à aeronave de matrícula PT-JCZ, desaparecida nas proximidades de Manicoré, no Amazonas, estão concentradas nesta região desde sábado (21), quando foram realizadas três horas de voo. No domingo (22), as condições meteorológicas impediram as buscas pela manhã e o trabalho foi retomado apenas na parte da tarde, ainda com dificuldades de visualização por conta da meteorologia adversa, totalizando mais duas horas de busca e 550 km² de área voada.
A aeronave não apresentou plano de voo e não apareceu no radar dos órgãos de controle de tráfego aéreo. Segundo as investigações, familiares do piloto declararam que as informações das últimas posições do GPS Garmin do piloto indicavam que a aeronave estava a Sudeste de Manicoré. Não há confirmação de quantas pessoas estavam a bordo.
As buscas permanecem nesta segunda-feira (23) com a aeronave SC-105 Amazonas.
Fique por dentro de mais notícias acompanhando nossas redes sociais:
- Facebook: portalemtempooficial
- Instagram: portalemtempooficial
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱