Com o objetivo de capacitar jovens para se tornarem líderes na luta contra as mudanças climáticas, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) realizou, entre os dias 1º e 5 de julho, a COP das Crianças da Floresta e a Oficina de Media Training. O encontro aconteceu no Núcleo de Inovação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (Nieds) Victor Civita, na comunidade do Abelha, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, em Novo Aripuanã (AM).

Ao todo, 49 crianças e adolescentes de 15 comunidades ribeirinhas participaram das atividades, que integram o projeto Formando Líderes para uma Amazônia Viva, com apoio da Mitsubishi Corporation Foundation for the Americas (MCFA).

Juventude amazônica em ação contra as mudanças climáticas

Durante cinco dias, os jovens participaram de rodas de conversa sobre os impactos das mudanças climáticas nas comunidades, refletiram sobre justiça climática e simularam negociações inspiradas nas Conferências das Nações Unidas de Mudança do Clima (COP).

Oficinas de media training e protagonismo juvenil

Um dos destaques da programação foi o media training, que ensinou técnicas de comunicação, organização de falas, estruturação de discursos e entrevistas. As atividades usaram metodologia participativa e gamificação, fortalecendo a voz dos jovens como representantes da floresta.

Além das habilidades técnicas, as oficinas reforçaram a valorização das culturas tradicionais, o protagonismo juvenil na defesa de direitos ribeirinhos e indígenas, e a consciência ambiental.

Pacto das Crianças pelo Clima

Na simulação da COP, os participantes elaboraram o Pacto das Crianças pelo Clima, documento coletivo com propostas para a proteção dos ecossistemas amazônicos e valorização dos modos de vida tradicionais.

Depoimentos que inspiram transformação

Para o estudante Léo Queiroz, 16 anos, da comunidade Brasões, a experiência foi marcante:

“Participar dessa formação foi um privilégio enorme. É uma chance única de aprender metodologias diferentes, que a gente não vê no dia a dia, e que a FAS trouxe para nós.”

Julielson Amazonas Fernandes, 19 anos, da comunidade Santo Antônio, destacou a motivação em continuar estudando:

“Foi uma oportunidade de aprender e compartilhar o que sabemos. Quero levar esse conhecimento para a minha comunidade e mostrar que vale a pena acreditar nos nossos sonhos.”

Segundo a superintendente geral adjunta da FAS, Valcléia Lima, investir na comunicação das juventudes amazônicas é essencial para transformar realidades:

“Formar jovens comunicadores da floresta garante que a Amazônia seja representada por quem vive nela. Esses jovens estão prontos para ser agentes de mudança em suas comunidades e no mundo.”

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Há 17 anos, contribui para a conservação do bioma e melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas. Entre seus resultados, estão o aumento de 202% na renda média de famílias beneficiadas e a redução de 39% no desmatamento em áreas atendidas.

Sobre a MCFA

A Mitsubishi Corporation Foundation for the Americas (MCFA), fundada em 1991, apoia projetos que unem inclusão social, conservação ambiental e empoderamento da juventude. Desde sua criação, já financiou mais de 100 iniciativas em 15 países das Américas.

Leia mais:

COP-30 na Amazônia eleva o potencial da economia verde no cenário internacional