A Justiça do Amazonas condenou Ricardo Farias da Silva a 15 anos e um mês de reclusão pelo homicídio de Klinger Júnio Souza de Lima, ocorrido em março de 2024, na comunidade Parque das Nações, bairro de Flores, Zona Centro-Sul de Manaus.
Entenda o caso
De acordo com a denúncia do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), na manhã de 24 de março de 2024, Klinger passou horas consumindo bebidas alcoólicas em um bar próximo à sua residência.
Em determinado momento, ele recebeu a companhia de um amigo — pai de Ricardo — que, percebendo o estado de embriaguez de Klinger e a forte chuva, o convidou a descansar em sua casa. A vítima recusou o convite e permaneceu no local.
Mais tarde, sem poder entrar em casa, Klinger decidiu aceitar o convite anterior e foi até a residência do amigo, onde encontrou Ricardo Farias da Silva, com quem já tinha desentendimentos antigos.
Conforme a denúncia, Ricardo aproveitou que a vítima estava desarmada e vulnerável e desferiu um golpe de faca no peito de Klinger, atingindo o coração. A vítima tentou correr para pedir socorro, mas caiu e morreu em via pública. Após o crime, Ricardo fugiu do local.
Julgamento e sentença
Durante a sessão, o Ministério Público pediu a condenação do réu por homicídio qualificado, cometido por motivo fútil.
A defesa alegou legítima defesa e pediu a absolvição de Ricardo. De forma subsidiária, solicitou o afastamento da qualificadora.
O Conselho de Sentença rejeitou as teses da defesa e reconheceu a autoria e a materialidade do crime, mantendo a qualificadora apontada pelo MP.
Ricardo Farias da Silva foi condenado a cumprir pena em regime inicial fechado. Ele já estava preso por outro processo e não poderá recorrer em liberdade.
(*) Com informações da assessoria
Leia mais: Dupla é condenada a 21 anos de prisão por matar homem por dívida de R$ 20 em Manaus
