Em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), realiza neste sábado (11), às 16h, o Aulão Solidário de Defesa Pessoal Feminina, na Praia da Ponta Negra, em Manaus.

A ação integra o projeto Formando Campeões, iniciativa do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), e une atividade física, solidariedade e empoderamento feminino.

“O esporte é também uma ferramenta de solidariedade e de fortalecimento das mulheres. O Formando Campeões vem cumprindo um papel importante ao unir atividade física, prevenção e empoderamento”, afirmou o secretário de Estado do Desporto e Lazer, Diego Américo.

O evento é aberto ao público e convida mulheres a partir dos sete anos de idade para participar de uma tarde voltada ao autocuidado e à conscientização.
As inscrições serão feitas mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Lar das Marias, instituição que acolhe mulheres em tratamento contra o câncer.

Além de promover a saúde física e mental, o aulão busca estimular a autoestima e o fortalecimento emocional das participantes — princípios que fazem parte da filosofia do Formando Campeões.

A atividade será conduzida por instrutores de defesa pessoal que integram a equipe do programa, com foco na autoproteção e confiança feminina.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial voltada à conscientização sobre o câncer de mama e, mais recentemente, também sobre o câncer do colo do útero.
A mobilização reforça a importância da informação, da prevenção e do diagnóstico precoce, destacando o papel da sociedade e das políticas públicas na luta contra essas doenças.

Leia mais

Vereadora pode responder criminalmente por defender violência contra mulheres no AM