O Complexo Penitenciário de Tremembé, conhecido como a “prisão das celebridades” e destaque na série da Prime Video sobre detentos famosos, deve perder essa fama em breve.
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) informou na segunda-feira (3) que foi comunicado pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) sobre a mudança. “O Tribunal de Justiça de São Paulo foi cientificado sobre a mudança”, disse a Corte em nota.
Fontes do sistema penitenciário afirmam que o governo de São Paulo pretende reduzir a notoriedade do local. Entre os presídios que devem começar a receber esses detentos está a Penitenciária de Potim, a 43 km de Tremembé.
“Estão esvaziando Potim e enviando presos para várias unidades. Tudo indica que alguns irão para lá”, disse uma fonte à reportagem.
Atualmente, o ex-jogador Robinho e o empresário Thiago Brennand estão no complexo. A defesa de Robinho solicitou recentemente a transferência do atleta, que cumpre pena por estupro há quase dois anos.
Sobre a movimentação dos presos, o TJSP ressaltou que a SAP possui autonomia para transferir detentos entre unidades, sem necessidade de autorização judicial.
A SAP destacou que a unidade funciona dentro dos padrões de segurança e disciplina. “As movimentações de custodiados seguem o planejamento e os protocolos internos, que, por razões de segurança, não serão detalhados”, informou a pasta.
Estrutura diferente e população controlada
O complexo de Tremembé costuma abrigar presos que poderiam ser vítimas de violência em outras penitenciárias. Atualmente, o conjunto tem 3.553 detentos para 2.911 vagas. No entanto, algumas unidades, como a P2 masculina e feminina, têm mais vagas do que presos:
- P2 masculina: 324 presos para 348 vagas
- Unidade feminina: 695 detentas para 722 vagas
O local já recebeu presos como Suzane Von Richthofen, seu ex-namorado Daniel Cravinhos e o irmão dele, Cristian Cravinhos.
Outros detentos famosos que passaram por Tremembé incluem o casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, condenados pela morte da menina Isabela, e Elize Matsunaga, condenada por assassinar o ex-marido. O médico Roger Abdelmassih, condenado por estupro de pacientes, segue na unidade.
Mudanças recentes no sistema prisional
Recentemente, a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) realizou mudanças em outra prisão de características especiais. Até junho deste ano, todos os presos estrangeiros eram enviados à Penitenciária de Itaí, no interior do estado. A unidade seria transformada em centro de detenção para crimes sexuais, com os presos estrangeiros transferidos para Guarulhos.
(*) Com informações do Metrópoles
Leia mais: Suzane von Richthofen deixa presídio para ‘saidinha’ temporária; veja vídeo
