O candidato ao Governo do Amazonas Isael Munduruku (Rede) propõe a criação de uma “economia da floresta em pé”, com medidas para estimular atividades econômicas associadas à conservação ambiental. Entre as propostas está a concessão de incentivos da administração estadual a empresas da Zona Franca de Manaus que cumprirem metas ambientais.
O plano também prevê o fortalecimento de uma cultura de reparo, reuso e reciclagem, além do aproveitamento sustentável de recursos naturais e conhecimentos tradicionais como fontes de renda, sem comprometer a preservação da floresta.
Na área ambiental, Isael defende ainda uma trajetória estadual de desmatamento zero, com metas anuais e divulgação de dados por município. A fiscalização, segundo a proposta, ficaria a cargo do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
Adaptação às mudanças climáticas
Outra proposta apresentada pelo candidato é a criação de um Plano Estadual de Adaptação Climática, dividido em planos regionais para preparar os municípios para eventos extremos.
A iniciativa prevê ações para enfrentar períodos de seca e cheia dos rios, fumaça, queimadas, deslizamentos, erosão e surtos de doenças. O plano também estabelece medidas específicas para reduzir os impactos da estiagem no abastecimento de água e outros serviços essenciais nos municípios do interior.
Na área energética, Isael propõe ainda a substituição gradual dos geradores movidos a diesel utilizados em prédios públicos estaduais por sistemas de energia solar.
LEIA MAIS:
Isael Munduruku promete reduzir secretarias e ampliar ações contra crises no AM
