Consumidores brasileiros já estão pesquisando os produtos que pretendem comprar nas promoções da Black Friday, que acontece no fim do mês que vem. Segundo pesquisa do Google divulgada nesta terça-feira (25), 86% das pessoas que planejam aproveitar as ofertas previstas para a última semana de novembro estão interessadas em adquirir consoles de videogame e jogos.
A categoria domina as buscas, seguida por celulares (85%), TVs (83%), e computadores, tablets e periféricos (80%).
A pesquisa também perguntou aos consumidores quais os produtos eles planejam comprar em categorias populares. Entre os eletroportáteis, a queridinha é a Airfryer, com 56% declarando interesse em levar uma para casa.
Fritadeira
A fritadeira é a favorita nas três classes sociais. No recorte A e B, 65% dos respondentes colocaram o item no topo das intenções de compra. A panela elétrica aparece em segundo lugar, desejada por 39%, seguida pelo aspirador de pó (37%).
Para a classe C, a Airfryer também é favorita, mas a proporção é menor. Praticamente metade (49%) dos consumidores querem comprar uma fritadeira na Black Friday deste ano. Em segundo lugar aparece a categoria de grill e sanduicheira (38%), seguida por batedeira e liquidificador (35%).
No caso de eletrodomésticos, os destaques são fogão e cooktop, desejados por 44% dos entrevistados, seguidos por microondas (40%) e geladeira (38%).
De acordo com o levantamento, 6 em cada 10 consumidores já estão pesquisando os itens da sua lista de desejos, mas ainda não bateram o martelo.
“A pesquisa mostra que até metade dos consumidores ainda não definiu nada sobre os itens que pretende adquirir, como marca, modelo ou onde comprar, abrindo uma grande oportunidade para que as empresas antecipem essa conversa”, diz, em nota, Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo do Google Brasil.
COPA DO MUNDO É APOSTA
O levantamento divulgado nesta terça trouxe mais detalhes sobre como deve ser a jornada de compra durante a Copa do Mundo. Segundo a pesquisa, 26% dos consumidores declaram que devem comprar alimentos, 25% vão comprar bebidas, 19% querem levar roupas e acessórios para casa e 17% vão investir especificamente em moda esportiva.
Embora alguns entrevistados já tenham comprado produtos pensando na preparação para os jogos, a maioria declara que vai esperar a data para adquirir itens mais caros, sobretudo eletrodomésticos (93% dos entrevistados) e TVs (92%).
Leia mais:
Procon-AM registra crescimento de reclamações relacionadas a compras on-line
Auxílio Brasil terá cartão com chip e função para compras no débito
Comércio manauara se prepara para vendas antecipadas de Natal
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱