Manaus (AM) – O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), apresentou na manhã deste domingo (30), o balanço do pleito no Amazonas. Até o momento, 32 uras precisaram ser substituídas no Estado.
De acordo com o desembargador Jorge Lins, presidente do TRE-AM, o pleito ocorre tranquilamente, com ocorrências pontuais de eleição que foram solucionadas. Os municípios em que tiveram substituição de urnas foram Apuí, Boa Vista do Ranos, Carauari, Humaitá, Lábrea, Manacapuru, Manaus, São Paulo de Olivença e Tabatinga.
“Nos municípios onde ocorreram problemas todas as urnas foram substituídas. O pleito está transcorrendo dentro da normalidade. Nós verificamos que a volta da biometria causou certo atraso, mas mesmo assim avaliamos de forma positiva o decorrer deste pleito. As ocorrências são mínimas e está tudo sob controle”
, destacou Lins.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), general Carlos Mansur, informou que até o momento em Manaus ocorreu apenas uma denúncia de boca de urna. Em Borba foi lavrado um Termo Circunstânciado de Ocorrência (TCO) por boca de urna, em Careiro Castanho, uma mesária foi detida por fazer selfie na cabina de votação e em Presidente Figueiredo uma pessoa foi detida por ir votar armada.
“A Secretaria de Segurança está com um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) reunindo órgãos para dar todo o suporte ao TRE-AM. Estamos envolvendo 28 órgãos com 11.500 agentes e mais de mil viaturas nas ruas fiscalizando os locais de votação. Tivemos um problema de queda de energia em Lábrea, em duas comunidades, além de uma comunidade em Nova Olinda do Norte, mas tudo foi solucionado”
, disse Mansur.
O diretor de operações do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) relatou que já foi sentida grande diferença deste pleito em relação ao primeiro turno com relação ao acúmulo de pessoas na paradas de ônibus.
“Esse problema foi solucionado pois entramos em contato com as empresas de ônibus. Hoje temos uma frota de 97,3% de ônibus nas ruas, atendendo as pessoas sem que haja acúmulo nas paradas. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas consigam chegar e sair do locais de votação com segurança, de forma que não tenhamos nenhum problema. Ao longo do dia tivemos um acidente com vítimas lesionadas que obstruiu uma via no bairro Tarumã, mas tudo já está normalizado. Estamos à disposição do TRE-AM”
, finalizou Ventilari.
Neste 30 de outubro, o horário de votação nas Eleições será unificado em todo território nacional. O início das votações começam às 8h e terminam às 17h, horário de Brasília. No Amazonas, a votação ocorre de 7h às 16h, exceto em 11 cidades, onde a votação começa às 6h e terminam às 15h em 11 cidades.
Leia mais:
Eleições: TSE descarta votos brancos e nulos durante a apuração
Famosos criticam Bolsonaro no aniversário de Paulo Gustavo
Bolsonaro diz que irá aceitar o resultado das eleições: “Quem tiver mais voto leva”
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱