Manaus (AM) – Ainda sem data definida, o senador Omar Aziz (PSD) afirmou, em entrevista ao Em Tempo, nesta terça-feira (17), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende visitar o Amazonas. Essa visita deve acontecer no mês de março, no município de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus.
O senador Omar Aziz informou ao Em Tempo que conversou com o presidente Lula por telefone, na manhã do último sábado (13), e perguntou quando ele visitaria o Amazonas. Em resposta, Lula disse que viria no próximo grande evento do estado.
Ao Em Tempo, Aziz ressaltou que está articulando a vinda de Lula ao estado, e que possivelmente o presidente deve prestigiar, em março, a inauguração da subestação de transmissão de energia elétrica, o Linhão de Tucuruí, no município de Parintins.
“O prefeito Bi Garcia disse que em março que vai inaugurar o Linhão de Tucuruí. Aí liguei hoje para o ministro de Minas e Energia e falei que o presidente quer vir aqui em março”,
afirmou o senador.
No dia 26 de janeiro, Omar Aziz terá uma próxima conversa, em Brasília, com o presidente para definir a visita de Lula no Amazonas.
“Ele [Lula] afirmou que queria vir aqui [no Amazonas]. A probabilidade dele vir [em março] é muito grande se não acontecer nenhum grande outro fato”.
Esta possível visita trará à tona as discussões sobre a Zona Franca e o Polo Industrial de Manaus (PIM), maiores afetados negativamente pelas decisões atuais sobre o fim do IPI, bandeira levantada por Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente e Ministro do Planejamento.
“A reforma tributária é central. Ela pode fazer o Produto Interno Bruto (PIB) crescer, ela pode trazer eficiência econômica, simplificando a questão tributária e entendo que é essencial, inclusive para a indústria”,
disse Geraldo em reunião na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
O vice-presidente também demonstrou interesse em uma visita ao Amazonas, confirmando em entrevista que já está conversando com líderes políticos locais.
“Reconheço a importância da Zona Franca de Manaus e vou reforçar, ao lado do deputado Serafim Corrêa, a importância do debate sobre a Suframa. Estou dependendo só de agenda, pois estou ainda organizando o governo”,
afirmou Alckmin.
Além desta pauta, poderá ser discutido o desenvolvimento sustentável na Amazônia prometido durante a campanha. Durante sua visita em agosto de 2022, Lula afirmou que pretende explorar a região com responsabilidade, abrindo espaço para cientistas e pesquisadores. Também prometeu que a Suframa será preservada, visando um “ganho coletivo”, de acordo com o presidente.
Leia mais:
Lula nomeia Tarciana Medeiros como presidente do Banco do Brasil
Omar Aziz cobra investigações sobre origem de minuta encontrada na casa de Anderson Torres
Omar Aziz afirma que Lula não ameaçará Zona Franca de Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱