×
Tráfico humano

PF investiga associação de Manaus por tráfico humano de crianças indígenas

A associação funcionava sem a autorização atuar como abrigo para crianças e adolescente

Manaus (AM) – A Polícia Federal deflagrou, na tarde desta quinta-feira (26), um desdobramento da “Operação Além-Mar”, que investiga denúncias de tráfico humano a partir de Manaus. A ação apura o tráfico humano envolvendo crianças indígenas.

Nessa fase da operação, os agentes federais cumpriram mandados de busca e apreensão na Associação Solidária Humanitária do Amazonas (Asham), situada na Zona Centro-Oeste de Manaus.

Conforme a PF, os agendes federais realizaram, no dia 12 deste mês, a detenção do passaporte de um dos investigados, de origem turca, e dois mandados de busca e apreensão, sendo um na casa do investigado e outro na própria associação.

Já a primeira fase da operação aconteceu no dia 12 de fevereiro, quando a Polícia Federal e o Conselho Tutelar Oeste e a Vigilância Sanitária realizaram o resgate de 15 menores indígenas e a retenção de alimentos vencidos na associação, que funcionava sem a autorização para atuar como abrigo para crianças e adolescente.

PF apura o tráfico humano envolvendo crianças indígenas Foto: Divulgação

A ação conjunta envolveu a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, OAB/AM, Funai SR Mao e o Conselho Tutelar Oeste.

O Tráfico de Pessoas é um crime de alta complexidade, que envolve fatores econômicos, sociais, culturais e psicológicos, demandando a interlocução de diversas instituições do setor público, bem como de toda sociedade.

Leia mais:

‘Coração Azul’: Governo dá início às ações de sensibilização sobre o tráfico de pessoas 

Brasil registrou 180 mortes de indígenas em 2022

Em Roraima, 18 garimpeiros ilegais são presos na Terra Indígena Yanomami

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *