×
Região Norte

Amazonas sedia 26º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal

Estão confirmadas as participações de 9 governadores, 14 embaixadas e sete ministérios

Manaus (AM) – O Amazonas recebe, entre hoje (8) e sexta-feira (10), o 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O encontro dos gestores estaduais ocorre no Centro de Convenções Vasco Vasques, com discussões focadas na preservação da região amazônica e da população local como protagonista.

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal é uma iniciativa conjunta, dos governadores dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, para criar e impulsionar o desenvolvimento sustentável com base em políticas e estratégias comuns. Entre os temas em debate estão Agricultura, Meio Ambiente, Segurança Pública e Fazenda.

O governador Wilson Lima ressalta que os debates devem considerar a realidade, a complexidade de quem vive na Amazônia, o sustento das populações que habitam a região, provendo condições de subsistência a partir da geração de empregos, de acesso à água potável e à conexão de internet.

“O Consórcio da Amazônia é um instrumento legal para que, efetivamente, isso aconteça. É muito importante porque o mundo hoje fala sobre a Amazônia, sobre meio ambiente e a população deve ser protagonista no processo”,

afirma Wilson Lima.

Estão confirmadas as participações de 9 governadores, 14 embaixadas e sete ministérios, além de secretários de Agricultura, de Fazenda, de Segurança Pública, de Meio Ambiente, de Mineração e de Planejamento, todos da Amazônia Legal.

O evento conta ainda com 17 membros do Conselho de Administração do Consórcio da Amazônia Legal, 12 representantes de Institutos de Terra da Amazônia Legal e quatro membros da equipe do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.

Nos dias 8 e 9 de novembro vão acontecer as reuniões de conselhos e câmaras setoriais; e no dia 10, a Assembleia Geral dos Governadores.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Operação combate contrabando de mercúrio usado em garimpos clandestinos na Amazônia

Estudo comprova que criar áreas protegidas diminui fogo na Amazônia

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *