×
tecnologia

Projeto usa realidade virtual para manutenção de caixas eletrônicos

Aplicativo "Vulcan" possibilita que técnicos sejam treinados de forma imersiva, sem a necessidade de estarem fisicamente presentes diante do caixa eletrônico

Pesquisadores da Fundação Desembargador Paulo Feitoza, conhecida como FPFtech, desenvolveram um aplicativo chamado “Vulcan” que utiliza a tecnologia de realidade virtual (VR) com óculos 3D para treinar e capacitar profissionais na manutenção de caixas eletrônicos.

O Vulcan possibilita que técnicos de ATM (Automatic Teller Machine, ou seja, caixas eletrônicos) sejam treinados de forma imersiva, sem a necessidade de estarem fisicamente presentes diante do caixa eletrônico. Isso os capacita a resolver potenciais problemas que possam afetar o funcionamento correto desses dispositivos. Geyder Ribeiro, Product Owner e Engenheiro de Computação envolvido no desenvolvimento do aplicativo, enfatiza que o projeto foi um desafio significativo, devido à complexidade e ao alto nível de detalhamento envolvidos, como modelagem de objetos 3D, trabalho em efeitos sonoros e criação de diversos cenários com posicionamento de câmeras.

Essa abordagem permitiu uma reprodução extremamente precisa do ambiente real no ambiente virtual. O aplicativo foi projetado para smartphones e é compatível com os sistemas operacionais Android e iOS. Ele pode ser integrado com óculos de realidade virtual, proporcionando uma experiência imersiva e segura, na qual os técnicos podem ser treinados nas tarefas de manutenção e reparo de caixas eletrônicos.

A Diebold Nixdorf, líder mundial em impulsionar e conectar o comércio para as indústrias de bancos e varejo, irá adotar a tecnologia no treinamento de seus técnicos. Com os óculos de realidade virtual, os profissionais poderão receber orientações visuais com o passo a passo de cada tipo de manutenção necessária. Será possível simular o uso de ferramentas para cada situação, em cenários altamente realistas. Essa abordagem imersiva e interativa facilita a identificação e a resolução de ocorrências, elevando o nível de eficiência na manutenção dos ATMs.

“A Diebold Nixdorf tem como grande diferencial ser uma empresa inovadora com um ambiente de trabalho altamente colaborativo. Pensar em novas tecnologias e novas maneiras de resolver ocorrências faz parte do nosso DNA”,

afirma Marcelo Pagnam, Diretor da Diebold Nixdorf.

De acordo com o executivo, a empresa viu uma oportunidade de unir colaboração, inovação tecnológica e manutenção nessa parceria com a FPFtech para gerar ainda mais ganho de eficiência na área de serviços por meio Realidade Virtual.

“Além disso, também vemos ganhos alinhados com nossas estratégias de ESG, pois os treinamentos a distância reduzem o número de viagens necessárias para esta capacitação”.

disse.

O projeto envolveu uma equipe multidisciplinar de profissionais, incluindo artistas 3D, desenvolvedores, roteiristas e animadores. O sucesso do projeto recebeu reconhecimento nacional ao ser apresentado na edição de 2023 da feira da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do setor financeiro no Brasil, realizado na cidade de São Paulo.

A tecnologia de realidade virtual oferece uma promissora aplicação em termos de segurança para os colaboradores da indústria. Ela permite a simulação virtual de ambientes de alto risco, como cenários de incêndio, sem expor os profissionais a perigos reais, proporcionando um treinamento seguro e eficaz.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Obras avançam em segunda etapa do parque Amazonino Mendes

‘Tardizinha’ traz atração internacional na Casa de Praia Zezinho Corrêa

Mocidade de Aparecida realiza Ensaio Técnico em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *