×
pequenos negócios

Vendas digitais são responsáveis por mais de 40% do faturamento dos pequenos negócios

Pesquisa são os segmentos onde o peso das plataformas digitais é maior

O comércio digital se impôs como realidade aos donos de pequenos negócios no Brasil e atualmente já responde, em média, por mais de 40% do faturamento de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

Segundo a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae, aproximadamente 70% das MPE brasileiras usam ferramentas digitais para realizar vendas. Os setores onde a digitalização ocorreu de forma mais intensa foram Economia Criativa, Logística, Artesanato e Turismo, onde aproximadamente metade do faturamento já provém dos canais online.

O levantamento aponta que as plataformas mais usadas pelos pequenos negócios para fazer negócio são WhatsApp (56%), Instagram (43%) e Facebook (23%). Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, o resultado mostra um avanço. “O mundo digital revolucionou a forma de fazer negócio. O Sebrae atua para apoiar os empreendedores na jornada da digitalização”, comenta.

Décio Lima lembra que as redes sociais são as novas vitrines e se tornaram poderosos canais de comunicação com o cliente.

“Hoje é possível, por exemplo, mostrar os bastidores do negócio, os valores da empresa, o posicionamento da marca, entre outras informações. O ambiente digital não é só um espaço para divulgar promoções”,

analisa.

“Por isso é fundamental estar sempre atualizado e ter um planejamento de longo prazo para ampliar a presença digital da empresa”, acrescenta.

Números da pesquisa

  • Aproximadamente 30% das micro e pequenas empresas, em especial nos setores mais tradicionais, ainda não digitalizaram seu modelo de negócio.
  • Cerca de 99% dos pequenos negócios usam internet no celular,
  • 40% é a proporção média do faturamento advindo das vendas por canais digitais;
  • Os setores onde o peso das plataformas digitais foi maior no faturamento são: Economia Criativa (55%), Logística, Artesanato e Turismo (49%);
  • As plataformas mais usadas pelos pequenos negócios para realizar vendas são: WhatsApp (56%) e Instagram (43%).

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Em 2023, obras de infraestrutura no Amazonas geraram 52 mil empregos

Supermercado Nova Era inaugura mais uma unidade em Manaus, nesta quinta-feira (21)

Mais de 40% dos consumidores pretendem ir às compras para o Natal

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *