×
Pessoas com Deficiência

Avança na Câmara projeto que equipara o Lúpus às demais deficiências e amplia direitos

Lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune

Manaus (AM) – O Projeto de Lei 1456/23 do deputado Federal Saullo Vianna (União-AM) avançou e foi aprovado nesta terça-feira (12), pelos membros da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O texto equipara pessoas com Lúpus àquelas com outros tipis de deficiência para todos os efeitos legais, o que garante aos portadores da doença os direitos previstos em lei, como a não discriminação e a atendimento prioritário.

O relator da matéria foi o deputado Márcio Honaiser (PDT-MA), que deu parecer positivo ao projeto aprovado por unanimidade na Comissão. Autor do projeto, Saullo Vianna explica que a doença não tem cura, mas é tratável.

“O tratamento do Lúpus deve sempre ser realizado pelo reumatologista, e o mais cedo possível para evitar complicações. Os cuidados dependem da gravidade das manifestações, mas quase todos os pacientes usam remédios fortíssimos, incluindo imunossupressores via endovenosa”,

diz Vianna.

O Lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune – o próprio organismo ataca órgãos e tecidos, que pode ser de dois tipos: cutâneo, que se manifesta com manchas na pele (geralmente avermelhadas) nas áreas que ficam expostas à luz solar; e sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos.

Tramitação

O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. A medida prevê, ainda, a criação de um Cadastro Único das pessoas com Lúpus em todo o país com a finalidade de conferir mais diretos sociais aos seus portadores.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Sine Manaus oferece mais de 250 vagas de emprego nesta sexta-feira (15)

Produção industrial no Amazonas tem aumento de 16,7% em janeiro, diz IBGE

Suframa apresenta três desafios tecnológicos em Inteligência Artificial para startups

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Comentários:

  1. Senhores políticos, lutem por nós! Só quem tem Lúpus sabe o tamanho do sofrimento, é como que se a vida estivesse totalmente limitada, sem dignidade, o único direito que nos resta é aceitar que não temos direitos! Enfrentar o sol escaldante da nossa região, as dores e hematomas que a doença nos causa, a falta de oportunidades, de sonhos e conviver com a discriminação, porque a doença modificada nosso corpo.
    Obrigada Deputado Saullo Viana 👏🏾

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *