A população de Portugal e Espanha presenciaram durante a noite de sábado (18), um meteoro cruzando o céu de ambos os países. Nas redes sociais, internautas compartilharam vídeos do momento em que um clarão azul aparece de repente.
O centro de pesquisa Observatório de Calar Alto, localizado em Andaluzia, Espanha, registrou o fenômeno, que chamou de “enorme bola de fogo” em comunicado oficial.
Meteoro se desintegrou antes de chegar ao solo
Principal pesquisador do SMART Project, do Instituto de Astrofísica de Andaluzia, José María Madiedo confirmou que o “bólido”, como são chamados os meteoros brilhantes, era uma rocha que se desprendeu de um cometa e entrou na atmosfera a uma velocidade de 161 mil quilômetros por hora.
Ainda de acordo com o especialista, a luminosidade do meteoro era maior do que a da Lua cheia. Ele afirmou que o fenômeno pode ser visto a mais de 800 km de distância.
Segundo Madiedo, a rocha se fragmentou ao longo do caminho, ou seja, se desintegrou completamente antes mesmo de chegar ao solo.
*Com informações do Metrópoles
Leia mais
Meteorologistas preveem temporada de furacões ‘extremamente ativa’
Manauaras poderão ver chuva de meteoros neste fim de semana
Serviço de meteorologia prevê “apocalipse de calor” em países da Europa nesta segunda-feira
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱