×
Eleições

PoderData: Lula tem 41%; Bolsonaro, 32%; Ciro, 7%; Moro, 6%

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo, com 32%, uma diferença de nove pontos percentuais

Divulgação

Brasília (DF) – Pesquisa PoderData divulgada hoje pelo site Poder360 aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa pela Presidência, com 41% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo, com 32%, uma diferença de nove pontos percentuais.

A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. Na sequência, vêm os ex-ministros Ciro Gomes (PDT), com 7%, e Sergio Moro (Podemos), com 6%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 3%; o deputado André Janones (Avante), 2%; o governador do Rio Grande do Sul (PSDB), Eduardo Leite, e a senadora Simone Tebet (MDB) têm 1% cada.

Ciro, Moro e Doria estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro. Janones empata tecnicamente com Moro e Doria, mas não alcança o pedetista. Doria, Janones, Leite e Tebet também empatam, considerando a margem de erro.

Vera Lúcia (PSTU) e Luiz Felipe d’Ávila (Novo) não pontuaram. Brancos e nulos somam 5% e aqueles que não sabem em quem irão votar são 2%. Não é possível fazer uma comparação com o levantamento anterior do instituto, divulgado em 16 de março, porque houve uma mudança nos candidatos testados —
neste, houve a inclusão de Vera Lúcia.

Lula e Bolsonaro concentram 73% das intenções de voto, enquanto os demais précandidatos, juntos, somam 20%. A pesquisa do PoderData foi realizada com recursos próprios da empresa do grupo Poder360 Jornalismo, de 27 a 29 de março de 2022, quando foram entrevistadas por telefone 3 mil pessoas a partir de 16 anos de idade. O levantamento foi feito em 275 municípios das 27 unidades da federação. O intervalo de confiança é de 95%, segundo o instituto, e o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-06661/2022.

Veja abaixo o cenário de 1º turno:

Lula (PT): 41%
Jair Bolsonaro (PL): 32%
Ciro Gomes (PDT): 7%
Sergio Moro (Podemos): 6%
João Doria (PSDB): 3%
André Janones (Avante): 2%
Eduardo Leite (PSDB): 1%
Simone Tebet (MDB): 1%
Luiz Felipe d´Ávila (Novo): 0%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
Brancos/nulos: 5%
Não sabem: 2%

Distância entre Lula e Bolsonaro cai no 2º turno

A pesquisa também simulou um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro. A distância entre o petista e o atual mandatário é de 12 pontos percentuais, a menor já registrada pelo instituto no ano. Em janeiro, a diferença era de 22 pontos. Lula aparece com 50% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro soma 38%. O cenário de segundo turno entre os dois foi o único testado pela pesquisa. Veja abaixo:

Lula (PT): 50%
Jair Bolsonaro (PL): 38%
Brancos/nulos: 9%

Metodologia

O PoderData é um instituto de pesquisa ligado ao site de jornalismo político Poder360. O instituto faz pesquisas por telefone de forma automatizada, usando o método IVR (Interactive Voice Response). Um robô liga para o telefone do eleitor, que escuta perguntas gravadas e as responde discando em seu telefone a opção desejada.

*Com informações do Uol

Leia mais:

Confira os pré-candidatos a deputado federal na chapa de Wilson Lima

Ministra do STF mantém inquérito contra Bolsonaro no caso “Covaxin”

Senado aprova medidas para prevenir câncer em mulheres

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *