Manaus (AM) – O presidente da Energisa, Ricardo Botelho, declarou, nesta terça-feira (18), que a companhia não tem interesse numa eventual aquisição da Amazonas Energia, mesmo após o governo federal editar uma medida provisória (MP) que flexibiliza metas regulatórias para permitir a reestruturação da distribuidor.
De acordo com o representante, o assunto é encaminhado pelo governo, mas a área de concessão não interessa à companhia, que controla concessões de distribuidoras que foram federalizadas no passado e repassadas à iniciativa privada, como as do Acre e de Rondônia.
Na última semana, o governo editou a MP 1.232/2024, que permite que a Amazonas Energia repasse para encargos setoriais os custos de furto de energia e inadimplência que excedam os limites regulatórios estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Assim, a empresa poderá repassar tais custos para a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) por 15 anos, o que abre espaço para uma reestruturação financeira e de gestão.
*Com informações do Valor Econômico
Leia mais
Governo articula medida provisória para tentar salvar a Amazonas Energia
Amazonas Energia é notificada pelo Procon-AM após apagão e quedas de energia no AM
Amazonas Energia tem 10 dias para explicar desligamento que afetou 3 cidades no estado
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱