O diretório regional do União Brasil (UB), em Presidente Figueiredo (a 105 km de Manaus), está tentando acesso a base de dados da pesquisa eleitoral para prefeito do município, divulgada no início de maio pela empresa OPP Primeiro Portal Pesquisa de Mercado. O partido entrou com uma representação no Ministério Público Eleitoral por suspeitar de suposto direcionamento do resultado. O caso aguarda sentença do juiz.
O pedido foi protocolado no dia 9 de maio, um dia após a divulgação da pesquisa, que apontou o ex-prefeito e pré-candidato Fernando Vieira (PL) à frente da atual prefeita, Patrícia Lopes (UB). Porém, somente nessa segunda-feira (17), o MP Eleitoral emitiu seu parecer favorável a cerca da denúncia.
Agora, o pedido para que o União Brasil tenha acesso “ao sistema interno de controle, de modo a possibilitar verificação e fiscalização da coleta de dados da pesquisa incluídos os referentes à identificação dos entrevistadores e, por meio de escolha livre e aleatória de planilhas individuais, mapas ou equivalentes, confrontem e conferiram os dados publicados”, encontra-se nas mãos do juiz eleitoral.
O partido ainda solicitou que a empresa responsável pela pesquisa seja multada por eventuais “vícios” na “metodologia, ausência de controle interno, viés amostral e ausência de registro da Empresa junto ao Conselho Regional de Estatística da 7ª Região e o real financiador da pesquisa”.
A representação está conclusa para decisão da juíza Maria da Graça Giulietta Cardoso de Carvalho Starling, que não tem um prazo específico proferi-la.
O outro lado
Tentamos contato com a empresa OPP Primeiro Portal Pesquisa de Mercado através do telefone registrado na base de cadastro do Certificado Nacional de Pessoal Jurídica (CNPJ), no telefone (92) 99276-7327, porém, em nenhuma das duas tentativas, a ligação completou.
Leia Mais
Justiça Eleitoral já barrou cinco pesquisas eleitorais para Prefeitura de Manaus
Políticos utilizam igrejas como palanque eleitoral no Amazonas
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱
Afinal quem vai atirar a primeira pedra 🪨? No meu intedimento, os homens, que fazer justiça, até ojé ladrão entra e saí da cadeia. ( Quem libertou Barrabas, foi o povão que até ojé não aprenderam a lição.