×
inovação

Instituto amazonense desenvolve projeto de IA para educação infantil

São três soluções integradas que abrangem desde assistência virtual até reconhecimento facial dos estudantes.

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) desenvolveu um projeto focado na aplicação da Inteligência Artificial para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes.

São três soluções integradas que abrangem desde assistência virtual até reconhecimento facial dos estudantes.

Uma das soluções oferecidas pelo INDT é um assistente virtual lúdico, integrado a uma plataforma educacional. Esse assistente foi desenvolvido para auxiliar estudantes de 6 a 14 anos nas disciplinas de Português e Matemática de forma divertida e interativa.

“O diferencial desse assistente é a capacidade de interagir com os alunos de maneira personalizada. Por meio de diálogos, o assistente virtual é capaz de entender as dúvidas dos estudantes e oferecer explicações adaptadas ao seu histórico de aprendizado”, explicou Fabiana Jardim, gerente de projetos do INDT.

A segunda solução do projeto consiste em trilhas de aprendizado adaptativo. Essa funcionalidade utiliza algoritmos evolutivos e multiobjetivos para identificar as dificuldades dos alunos e sugerir atividades que estimulem seu engajamento na plataforma.

O ecossistema é dedicado a apoiar os desafios de gestão, integração e pedagógicos em escolas.

“Essas trilhas adaptativas levam em conta o desempenho individual dos estudantes em diferentes habilidades, fornecendo recomendações precisas para melhorar seu rendimento e evitar resultados indesejados”, diz Fabiana.

Já a terceira solução usa o reconhecimento facial para enviar fotos das atividades em sala para a plataforma, onde a IA reconhece automaticamente os alunos envolvidos e registra suas contribuições, facilitando o acompanhamento e a avaliação por parte dos educadores.

“Essa tecnologia visa reduzir a carga de trabalho dos professores, proporcionando uma análise mais detalhada do envolvimento de cada aluno nas tarefas coletivas”, conclui a gerente de projetos do INDT.

Todas essas soluções já estão sendo aplicadas e validadas pelo Educacional, que é um ecossistema de tecnologia e inovação, desenvolvido pela unidade de negócios da Positivo Tecnologia, em Manaus.

O ecossistema é dedicado a apoiar os desafios de gestão, integração e pedagógicos em escolas, empresas, editoras e edtechs.

IA

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia com capacidade de simular o raciocinar, aprender e sugerir ações de forma independente.

Ela tem se tornado popular no setor educacional pela capacidade de criar experiências de aprendizado personalizadas, além auxiliar os professores na gestão de suas atividades, entre outras aplicações.

A medida que a IA continua a evoluir, suas aplicações na educação se tornarão ainda mais poderosas e difundidas, o que pode revolucionar a forma como ensinamos e aprendemos no futuro próximo.

Sobre o INDT

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) foi fundado em 2001 pela Nokia.

Em 2013, passou a atuar como Centro de P,D&I da Microsoft, permanecendo até 2016, quando se tornou um instituto independente, mantendo-se como um dos maiores Centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do País.

O INDT oferece soluções nas áreas de Software, Hardware & Firmware, Comunicação e Redes, Manufatura Avançada, Veículos Autônomos e Robótica, Materiais e Química, e BioTech.

*Com informações de Assessoria

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *