A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (26), que a bandeira tarifária será verde em agosto, isto é: os consumidores não terão custos adicionais nas contas de energia elétrica.
Segundo o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, apesar do menor volume de água em julho, as chuvas na região Sul contribuíram para liberação da bandeira sem cobrança extra.
A bandeira tarifária verde, que permaneceu em vigor por 26 meses, entre abril de 2022 e junho deste ano, volta após um mês de bandeira amarela, que gerava um custo extra de R$ 1,88 a cada kW/h consumido.
O sistema de bandeiras da Aneel foi criado em 2015 e serve para indicar aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. O tempo seco tem relação direta com o aumento da bandeira tarifária, uma vez que o nível baixo dos reservatórios pode levar ao acionamento de usinas termelétricas, com um custo mais alto de geração.
Leia mais:
MP que beneficia Amazonas Energia é “coincidência”, diz ministro Alexandre Silveira
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱