Depois de uma jornada emocionante para chegar à final do judô na categoria até 66kg, Willian Lima foi derrotado pelo japonês Hifumi Abe, mas conquistou a medalha de prata, a primeira medalha do Brasil nos Jogos de Paris, neste domingo (28).
Conheça o atleta
Ainda pequeno, o desejo de Willian, hoje com 24 anos e número 8 do ranking mundial, passava longe dos tatames: ele queria ser nadador. Sem altura ou idade para entrar na escolinha, foi colocado no judô, e de lá não saiu.
Atleta do Pinheiros, onde é treinado por Leandro Guilheiro, bronze em Atenas 2004 e Pequim 2008, Willian figura nas principais competições internacionais do judô desde 2019, quando foi ouro no Mundial. Ele foi bronze no Pan-Americano de Santiago, em 2023, ano em que também venceu seu primeiro título do circuito mundial, na Croácia.
Jornada até a final
Para chegar à grande final, o paulista teve que passar por quatro adversários. Na primeira luta, venceu o uzbeque Sardor Nurillaev com um waza-ari nos segundos finais. Depois, passou por Serdar Rahimov, do Turcomenistão, gralças ao acúmulo de punições recebidas pelo adversário. Nas quartas, mais um waza-ari, contra Baskhuu Yondonperenlei, da Mongólia.
Na semifinal, contra o cazaque Gusman Kyrgyzbayev, mostrou agressividade e vontade desde o início. Com pouco mais de um minuto restando na contagem, Willian levou chutes do adversário, que tentava dar uma rasteira, e recebeu atendimento médico, o que deu uma esfriada na luta.
No golden score, colocou o cazaque de costas no chão, com um ippon, e garantiu a medalha.
*Com informações do site Veja
Leia mais:
Olimpíadas de Paris 2024: Willian Lima, do judô, fatura primeira medalha para o Brasil
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱