O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) abriu novamente o prazo para a apresentação de propostas para a licitação das obras de dragagem em trechos do Rio Solimões, nas proximidades de Coari e Codajás (distantes 362 e 239 quilômetros de Manaus, respectivamente), no Amazonas. Nesta sexta-feira (2), serão abertas as propostas apresentadas anteriormente.
A empresa não indicou a nova data limite para apresentação das ofertas.
O DNIT suspendeu a licitação para a dragagem do Rio Solimões, na última terça-feira (23), especificamente no trecho entre as cidades de Coari e Codajás, por procedimentos corriqueiros dos órgãos de controle.
Em junho, o DNIT recebeu a Licença Ambiental Única n°140/2024, que autorizou as obras de dragagem do canal de navegação da hidrovia do Solimões (HN-132), no trecho do Paraná do Abacate na ilha de Juçara e a ilha do Trocari, entre os municípios de Coari e Codajás, com validade de um ano, processo n° 50600.004183/2024-27.
A escavação de leito do rio tem o intuito de possibilitar a navegabilidade de embarcações de grande porte durante a estiagem.
No dia 19 de junho, o Governo Federal atendeu ao pleito do governador do Amazonas, Wilson Lima, e assinou a publicação de editais para contratação das dragagens de trechos dos rios Amazonas e Solimões. A medida é parte do plano de enfrentamento à seca dos rios na região, que deve ser mais intensa que a histórica de 2023.
No total serão investidos R$505 milhões em obras de recuperação da capacidade de navegação dos rios, essencial no transporte de pessoas e no escoamento de mercadorias no Amazonas.
Leia mais
DNIT suspende licitação para dragagem em trecho do rio Solimões
DNIT assina ordem de serviço para dragagem no Rio Madeira
Governo Federal assina editais para iniciar dragagem dos rios Amazonas e Solimões
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱