×
práticas agroecológicas

Projeto incentiva o desenvolvimento da cadeia produtiva do açaí, andiroba e pracaxi

O trabalho envolve técnicas sustentáveis, uso de tecnologias sociais e valorização do conhecimento tradicional

Projeto com o foco no fortalecimento da cadeia produtiva do açaí, andiroba e pracaxi está sendo desenvolvido nas comunidades do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Ilha de Pracuubinhas e entorno.

O projeto tem como objetivo de fortalecer as cadeias produtivas extrativistas de produtos da sociobiodiversidade, tendo como prioridade os elos do manejo agroecológico e de comercialização.

A atividade promove o manejo de açaizais nativos e de quintais florestais nas comunidades e, por meio da criação de uma central de comercialização, o desenvolvimento da cadeia produtiva do açaí e das oleaginosas (andiroba e pracaxi).

A ação estimula a ampliação da rede de pessoas que manejam os produtos, por meio de seminários para a propagação de conhecimento tradicional e formal sobre a extração de óleos.

As comunidades abrangidas pelo projeto são: a Ilha de Pracuubinhas, São Pedro do Rio Crispim e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Furo Seco, e, localizadas no entorno, São Cristóvão do rio São Cristóvão; São Benedito do Rio Barbosa; São Matheus do Rio Barbosa; comunidade do Furinho e comunidade do Rio Tauari.

A ação é realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e a Associação dos Produtores Agroextrativistas e Pescadores do Rio Barbosa e Comunidades do Entorno do Distrito de Itatupã – Gurupá – PA (Asprorios).

O projeto conta com o apoio do Projeto Floresta+ Amazônia, iniciativa do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com recursos do Fundo Verde para o Clima (GCF).

*Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *