Na disputa pelas eleições municipais no Amazonas, candidatos mais jovens concorrem por espaços em meio a candidatos mais velhos. Idade dos candidatos a prefeito no Estado vai de 23 a 80 anos.
- Pré-candidatos a Prefeitura de Manaus atacam Amom Mandel por conta da idade
- Maria do Carmo descarta aliança com Amom Mandel e prefere pré-candidato bolsonarista
Os candidatos mais jovens são Amom Mandel (Cidadania) e Matulinho Braz (União Brasil), ambos com 23 anos. Já o candidato mais velho a uma prefeitura tem 80 anos é Zé Maria Muniz (PSB).
Os candidatos mais jovens são frequentemente vistos como inovadores, trazendo novas ideias e abordagens para problemas antigos.
Já os candidatos mais velhos podem ter mais experiência em administração, gestão de crises e conhecimento das questões locais, o que pode ser uma vantagem na liderança de uma prefeitura.
Para o cientista político, Carlos Santigo, o mais importante para a sociedade são bons políticos, que tenham ética e competência e não a faixa etária.
“É claro que um candidato jovem tem mais facilidade de comunicação com as pessoas da sua geração. Assim como, uma de uma idade avançada tem experiência de vida, tem facilidade em entender alguns problemas relacionados a população da sua idade, conhece mais os conflitos da vida”, aponta.
“Mas o mais importante não é a idade e sim a ética, a competência, a vontade de trabalhar para o bem comum, não pensando em interesses próprios, interesse de pequenos grupos de famílias, mas sim pensando no bem-estar da sociedade”, complementa.
Prefeitura de Manaus
Na disputa à Prefeitura de Manaus, Amom Mandel, com 23 anos, é um dos candidatos mais jovens do Amazonas, e é alvo de críticas por sua idade, pelos seus concorrentes.
De acordo com os dados referentes aos registros disponíveis no “Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais” do TSE, a média da faixa etária dos candidatos a prefeitura de Manaus é de 44,7 anos.
Bem abaixo da média brasileira, que pela primeira vez, ultrapassou os 50 anos. Nestas eleições, a média é de 50,8 anos, é a faixa etária mais velha dentre os postulantes a cargo deste pleito.
Idades
- Amom Mandel (Cidadania) – 23 anos
- Roberto Cidade (União Brasil) – 37 anos
- Capitão Alberto Neto (PL) – 42 anos
- Wilker Barreto (Mobiliza) – 48 anos
- Marcelo Ramos (PT) – 51 anos
- David Almeida (Avante) – 55 anos
- Gilberto Vasconcelos (PSTU) – 57 anos
Apesar de Amom ser o mais jovem entre os candidatos à prefeitura, ele não é o favorito entre os jovens, segundo a última pesquisa divulgada, na segunda-feira (26), pelo Quest.
Os dados mostram, que o candidato favorito de todas as faixas etárias de 16 a 60 anos ou mais é o atual prefeito de Manaus, David Almeida. No público de 16 a 35 anos, o atual prefeito tem 41% das intenções. No de 35 a 59 anos, tem 36% das intenções e no público de 60 anos ou mais, 30%.
Entre o público mais jovem de 16 a 34 anos, a segunda opção de intenção de voto é Amom Mandel com 19%. Com margem de erro de 5%, o terceiro colocado é Roberto Cidade com 15% das intenções, seguido por Alberto Neto com 7%.
O candidato Amom também é o segundo colocado entre o eleitorado de 35 a 59 anos, com 17%. O atual deputado estadual, Roberto Cidade fica em terceiro com 16%, seguido de Alberto Neto com 12%. A margem de erro também é 5%.
Entre o público mais velho de 60 anos ou mais, o segundo candidato favorito é Alberto Neto com 20% das intenções de votos, seguido por Amom Mandel, com 14%. O quarto colocado é Marcelo Ramos com 12% e Roberto Cidade com 11%. A margem de erro é de 9%.
Mais velhos
No Amazonas, o candidato mais velho nas eleições municipais é Zé Maria Muniz (PSB) com 80 anos. Nascido em 1944, José Maria Muniz de Castro concorrerá novamente à prefeitura de Iranduba, cargo que ocupou entre 1997 e 2000.
Chico Costa (União Brasil) e Tabira Ferreira (PL) dividem a segunda colocação entre os mais velhos, ambos com 74 anos. Eles concorrem às prefeituras de Carauari e Juruá, respectivamente.
Helso Ribeiro explica que há uma idade mínima para concorrer ao pleito como prefeito e vereador, mas não há uma idade máxima.
“O próprio texto da Lei determina que para ser vereador, a idade mínima é dezoito anos. Para ser prefeito a idade mínima é vinte e um anos. A constituição também determina que a partir dos setenta anos o voto não é mais obrigatório. Mas, ela não estabelece idade máxima para você concorrer a qualquer tipo de cargo.”
Os ex-deputados estaduais Nelson Azedo (PSDB) e Angelus Figueira (DC), com 73 anos, tentam retornar a um cargo eletivo em suas bases eleitorais. Azedo é candidato a prefeito em Itacoatiara, enquanto Figueira disputará a prefeitura de Manacapuru.
O cientista político explica que candidatos mais velhos, podem ter mais experiência pela idade, porém não determina que candidatos jovens também possam fazer uma boa administração.
“Há vantagens e desvantagens, a sabedoria e a experiência vem com o tempo, mas nada impede um candidato jovem tenha uma administração quanto prefeito exitosa e cabe a população avaliar.”
Como exemplo, Helso Ribeiro utiliza o atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB) de 30 anos, que lidera com 80% das intenções de voto a disputa eleitoral da capital e que pode ser reeleito já no primeiro turno.
“E tem candidatos de mais de idade também que tem um bom resultado, eu diria que a vantagem de ter mais idade é que a pessoa acaba tendo mais experiência, mas não significa que essa mais experiência vá gerar uma administração exitosa e a desvantagem de ter mais idade às vezes é que dependendo da cidade no caso de Manaus, que é uma cidade imensa é interessante que o prefeito vá à rua e às vezes uma pessoa com muita idade tenha dificuldade de locomoção pela geografia de Manaus”.
Mais jovens
Os candidatos mais jovens, com apenas 23 anos entre os concorrentes a prefeito nas eleições de 2024, são o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) e Matulinho Braz (União Brasil). Ambos disputam às prefeituras de Manaus e Caapiranga, respectivamente.
Aos 24 anos, Victor Santos (Cidadania) e Egmar Curubinha (PT) disputam o comando dos municípios de Novo Airão e São Gabriel da Cachoeira, respectivamente.
Entre os candidatos a vice-prefeito, Beatriz Barbosa (DC), de 20 anos, é a mais jovem. Ela disputa a prefeitura de Tefé em uma chapa puro-sangue ao lado de Rosenildo Queiroz (DC), o Babalu.
Outra jovem candidata a vice é (Agir), de 21 anos, que concorre em Lábrea ao lado de Antônio José (Agir), candidato a prefeito.
Também estão entre os mais jovens candidatos a vice, Thiago Lima (MDB) em Itapiranga, Derik Oliveira (PSDB) em Itacoatiara e Manu Almeida (Progressistas) em Silves.
Brasil
Conforme dados do TSE, no Brasil, a média entre os candidatos a vereador é de 46,9 anos e a dos candidatos em geral de 47,2 anos.
O partido com candidatos mais velhos é o Partido Comunista Brasileiro (PCB), com média de 49,7 anos. Em seguida, está o PSTU, com média de 49,5 anos.
Desde as últimas eleições municipais, até as de 2024, o partido que mais envelheceu foi o Partido Renovação Democrática (PRD). A faixa etária geral foi de 34 para 46,8 anos.
Por outro lado, o partido fundado recentemente no Brasil, a Unidade Popular (UP), rejuvenesceu com uma média de 36 anos. A média de 2020, em seu primeiro ano concorrendo, era de 36,6 anos.
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱