O píer provisório da SuperTerminais em Itacoatiara, que começou a operar em 12 de setembro, já movimentou 80 mil toneladas de produtos em 4.100 contêineres. O primeiro navio a chegar foi da MSC, seguido pelo NC Bruma, da Norcoast, que aportou no último sábado (21).

Leia também: Píer flutuante provisório do Grupo Chibatão chega a Itacoatiara

Larissa Holanda, coordenadora de marketing da SuperTerminais, afirmou que a operação foi planejada desde fevereiro para mitigar os impactos da seca prevista para 2024. Em 2022, a falta de navios causou prejuízos bilionários à indústria local, o que motivou a criação do novo píer.

Com 240 metros de extensão, o píer foi localizado próximo ao Tabocal, um ponto crítico na navegação para Manaus. A dragagem na região, que poderia ajudar na navegabilidade, foi contratada apenas neste mês e seus efeitos positivos são esperados somente para o próximo ano.

O píer opera 24 horas, com balsas que levam produtos a Manaus em média 18 horas. A estrutura, inicialmente prevista para funcionar até dezembro, pode ser estendida até janeiro de 2025 devido à continuidade da seca. O governo estima um prejuízo de R$ 6 bilhões devido à paralisação das empresas, mas a SuperTerminais acredita que o impacto foi maior.

Larissa destacou que a empresa está se preparando para futuras secas, considerando a crise climática. A Norcoast, uma joint-venture com quatro navios, também está envolvida no transporte de produtos pela cabotagem, um meio que reduz a poluição em comparação ao transporte rodoviário.

O comandante André Carvalhaes, da Marinha do Brasil, informou que um plano de ação para mitigar os danos da estiagem está em andamento desde fevereiro.