×
Seca 2024

Efeito repiquete faz rio Amazonas bater novo recorde em Itacoatiara

Mais de 800 mil pessoas são afetadas pelo baixo nível dos rios no AM

Foto: Reprodução

O rio Amazonas desceu 46 centímetros em sete dias e bateu o novo recorde nesta quinta-feira (31). Com -0,17 centímetros, a Defesa Civil do Amazonas destacou que este é o menor nível do rio registrado na história do município.

Anteriormente, o recorde pertencia ao dia 13 de outubro, quando o rio atingiu -0,11 centímetros, segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB). Devido ao efeito repiquete, o nível do rio havia se recuperado entre os dias 13 e 24 de outubro.

A Defesa Civil do Amazonas informou que mais de 800 mil pessoas são afetadas pelo baixo nível dos rios e os prejuízos já ultrapassam R$ 620 milhões em 2024. 

Todas as cidades do estado estão em situação de emergência. Em Itacoatiara, mais de 28 mil pessoas foram impactadas pela seca.

Rio Negro

Já na capital amazonense, o Porto de Manaus divulgou, nesta quinta-feira (31), que o Rio Negro continua vazando e chegou a marca de 12,18 metros. O efeito repiquete é o responsável pela oscilação do nível das águas.

A medida registrada hoje é cerca de três centímetros a menos que a marca de quarta-feira, que foi de 12,21 metros.

Desde a sexta-feira (25), o rio, que vinha se recuperando após chegar a sua medida mínima (12,11 metros), voltou a vazar. O fenômeno repiquete fez com que o Rio Negro secasse 32 centímetros em apenas sete dias.

Há um ano, neste mesmo período, o nível do rio era de 12,94 metros. A diferença entre o nível nos períodos é de 76 centímetros.

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *