Dois homens, de 46 e 49 anos, foram presos com aproximadamente 34 metros cúbicos de madeira nativa, na madrugada desta quinta-feira (21), no quilômetro 75 da Rodovia Manoel Urbano, em Manacapuru, interior do Amazonas.
Por volta das 5h30, a equipe policial realizava patrulhamento de rotina, no bairro Balneário Miriti, quando observou um caminhão caçamba com as luzes apagadas. Na ocasião, os PMs perceberam que o veículo estava com carga excessiva de madeira nativa.
Na abordagem, o condutor, de 49 anos, que não apresentou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento do veículo e Documento de Origem Florestal (DOF) do transporte da madeira. Em razão do flagrante, o condutor e o seu ajudante, 46, foram encaminhados, juntamente com a carga apreendida, para a Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru.
Crime ambiental
A Polícia Militar do Amazonas alerta que o art. 45 da Lei de Crimes Ambientais, Lei nº 9.605/1998, criminaliza a conduta de cortar madeiras de lei em desacordo com as determinações legais ou transformá-las em carvão para fins industriais, energéticos ou qualquer outra exploração, econômica ou não.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
*Com informações da assessoria
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱