A seca do Amazonas em 2024 já afeta 747.642 pessoas em todo o estado, segundo o boletim da Defesa Civil. De acordo com o órgão, 186 mil famílias estão sendo impactadas.
A ONG Visão Mundial, presente no Brasil há quase 50 anos, está mobilizada para aliviar o sofrimento das pessoas afetadas, com ações que priorizam crianças e as populações mais vulneráveis, atuando como parceira implementadora da Iniciativa do UNICEF em resposta a essa crise
Diante a crise, em novembro, foram entregues 19 toneladas de alimentos e 10 mil litros de água potável às comunidades indígenas e ribeirinhas, garantindo assistência essencial para enfrentar os desafios da seca extrema.
“Nosso compromisso é continuar trabalhando para atender as necessidades urgentes das comunidades amazônicas, proporcionando suporte e esperança em meio a um cenário crítico”, explica Henrique Alencar, gerente nacional de HEA (Assuntos Humanitários e de Emergência), da ONG Visão Mundial.
Além disso, a organização também desenvolve projetos em diversos estados da região Amazônica. Iniciativas como o “Saúde a Bordo” levam cuidados de saúde a comunidades indígenas e tradicionais, enquanto os projetos “Ven, Tú Puedes” e “Esperança sem Fronteiras” atuam em Manaus, Boa Vista e Pacaraima, promovendo a integração socioeconômica de migrantes e refugiados.
Outro destaque é o projeto “Tecnologia Amiga da Amazônia”, realizado em parceria com a Avanade, que capacita crianças e adolescentes para lidar com os desafios das mudanças climáticas através de soluções focadas em inteligência artificial.
“Com essas ações, reforçamos nosso compromisso de estar ao lado das populações mais vulneráveis, ao mesmo tempo em que promovemos justiça social e sustentabilidade em uma das regiões mais importantes e ameaçadas do planeta”, conclui Alencar.
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱