Além de amenizar o calor na cidade de Manaus, a época de chuva também é favorável ao aparecimento das formigas de asa em diversos cômodos das residências. Mas, você já se perguntou o porquê?
Segundo a bióloga e especialista em formigas, Itanna Fernandes, a explicação para o fenômeno é porque durante o período chuvoso, as formigas de asa iniciam as famosas revoadas para reprodução.
“É durante as primeiras chuvas que tantos os machos, como as rainhas de formigas são produzidos dentro dia formigueiros. Essa produção de novos machos e rainhas é impulsionado exatamente durante o período de início das chuvas, porque com as chuvas, elas terão maior disponibilidade de alimentos. Com isso, fica mais seguro fundar novos ninhos”, informou a mirmecóloga.
O “inverno amazônico” é o termo regional usado em algumas áreas das Regiões Norte e Nordeste do Brasil para se referir ao período mais chuvoso do ano. Essa expressão popular é empregada pelos habitantes dessas regiões para descrever uma fase marcada por maior nebulosidade, chuvas frequentes e temperaturas mais amenas.
Porém, o “inverno amazônico”, período mais chuvoso do ano, ocorre entre dezembro e maio, que são meses normalmente associados com o verão e o outono no calendário civil comum. Assim, quem não conhece o significado da expressão “inverno amazônico” acha que falar assim está errado.
Com o aumento gradual das chuvas, a população convive com a presença desses insetos no ambiente doméstico. Nesses momentos, as formigas se escondem nos mais diferentes locais, devido à sua fácil adaptação.
“As formigas vivem nos mais diferentes ambientes. O único local que não há registro delas, é dentro da água. Elas podem construir seus ninhos no solo, em diferentes profundidades. Entre as camadas de folhas caídas das árvores. Podem ser encontradas dentro das residências em pequenas frestas ou ainda, dentro de portas de madeira.”
“A exemplo dessa última formiga, temos as famosas Formigas Carpinteiras, que pertencem ao gênero de formigas Camponotus. Há relatos também de ninhos formigas que são encontrados dentro de dispositivos eletrônicos, como computadores. Nesse caso, assim como nas formigas de açucareiro, elas são atraídas pelos restos de alimentos que caem nas superfícies”, acrescentou Itanna.
E para combater a proliferação das formigas de asa, a mirmecóloga dá uma dica poderosa: a limpeza total do ambiente. Como as formigas precisam de umidade para fundar novas colônias, casas com lixo acumulado ou locais com água estagnada podem se tornar pontos de atração para esses insetos.
“A única recomendação pertinente é a manutenção de um local limpo, sem restos de comidas. Existem uma série relatos muito conhecidos de formigas fogo ou formigas lava-pés que buscam locais onde existe uma grande quantidade de restos de comidas, e principalmente, lixo acumulado, para elas se alimentarem. Algumas espécies também possuem baixa tolerância ao cravo da Índia. Então, deixar algumas unidades de cravos nos locais que elas caminham, pode ajudar”, finalizou Itanna Fernandes.
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱