Um estudo recente da plataforma Preply apontou que Manaus é uma das cidades brasileiras onde os residentes mais expressam descontentamentos no dia a dia.
Com nota 7,5 em uma escala de 0 a 10, a capital amazonense divide o pódio com Curitiba (7,8) e Belo Horizonte (7,5).
O levantamento entrevistou 1,7 mil pessoas em todo o país para medir a frequência de reclamações em diferentes contextos.
Trata-se de uma realidade muito diferente, por exemplo, da encontrada nos municípios de Brasília (2,9) e Porto Alegre (3,3), responsáveis pelas menores taxas de contestação de todo o Brasil.
De acordo com a pesquisa, 44,9% dos entrevistados apontaram os serviços de saúde como a principal causa de reclamações no país, seguidos por preocupações com segurança e criminalidade (39,5%).
Assuntos como taxas de segurança e criminalidade (39,5%) também aparecem entre os maiores estresses da população.
Frustrações

Mais de 75% dos brasileiros admitiram reclamar frequentemente de políticos, enquanto 61,9% citaram parceiros amorosos como fonte de desentendimentos.
Se esse hábito é comum, algumas pessoas acham que discordar demais pode prejudicar relacionamentos. Mesmo não resistindo a reclamar, muitos entrevistados disseram que já se afastaram de pessoas que “só sabiam reclamar”.
Metodologia
Com o objetivo de traçar um panorama de como os brasileiros reclamam, a Preply entrevistou 1,7 mil pessoas de todas as regiões do país, que compartilham detalhes de suas experiências individuais.
Mediante 10 perguntas diferentes, os participantes revelaram a frequência com que reclamam, os locais onde mais se queixam e os assuntos que mais os estressam, o que possibilitou a criação de rankings comparativos entre tal hábito nas diferentes regiões brasileiras.
Para desenvolver uma escala de pontuação comum a todas as localidades, foram atribuídos pontos com base na frequência e no número de tópicos sobre os quais as pessoas tendem a reclamar, bem como uma média dos pontos para encontrar a pontuação final de cada local.
Os dados seguem a escala de 0 a 100, onde 100 representa o maior número de reclamações.
(*) Com informações da assessoria
Leia mais: Amazonenses devem encontrar materiais escolares mais caros em 2025
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱