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Manaus está entre as três cidades que mais reclamam no Brasil

Estudo analisou hábitos de reclamação em diversas regiões; serviços de saúde e segurança lideram insatisfações

Um estudo recente da plataforma Preply apontou que Manaus é uma das cidades brasileiras onde os residentes mais expressam descontentamentos no dia a dia.

Com nota 7,5 em uma escala de 0 a 10, a capital amazonense divide o pódio com Curitiba (7,8) e Belo Horizonte (7,5).

O levantamento entrevistou 1,7 mil pessoas em todo o país para medir a frequência de reclamações em diferentes contextos.

Trata-se de uma realidade muito diferente, por exemplo, da encontrada nos municípios de Brasília (2,9) e Porto Alegre (3,3), responsáveis pelas menores taxas de contestação de todo o Brasil.

De acordo com a pesquisa, 44,9% dos entrevistados apontaram os serviços de saúde como a principal causa de reclamações no país, seguidos por preocupações com segurança e criminalidade (39,5%).

Assuntos como taxas de segurança e criminalidade (39,5%) também aparecem entre os maiores estresses da população. 

Frustrações

Mais de 75% dos brasileiros admitiram reclamar frequentemente de políticos, enquanto 61,9% citaram parceiros amorosos como fonte de desentendimentos. 

Se esse hábito é comum, algumas pessoas acham que discordar demais pode prejudicar relacionamentos. Mesmo não resistindo a reclamar, muitos entrevistados disseram que já se afastaram de pessoas que “só sabiam reclamar”.

Metodologia

Com o objetivo de traçar um panorama de como os brasileiros reclamam, a Preply entrevistou 1,7 mil pessoas de todas as regiões do país, que compartilham detalhes de suas experiências individuais.

Mediante 10 perguntas diferentes, os participantes revelaram a frequência com que reclamam, os locais onde mais se queixam e os assuntos que mais os estressam, o que possibilitou a criação de rankings comparativos entre tal hábito nas diferentes regiões brasileiras.

Para desenvolver uma escala de pontuação comum a todas as localidades, foram atribuídos pontos com base na frequência e no número de tópicos sobre os quais as pessoas tendem a reclamar, bem como uma média dos pontos para encontrar a pontuação final de cada local.

Os dados seguem a escala de 0 a 100, onde 100 representa o maior número de reclamações.

(*) Com informações da assessoria

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