Manaus (AM) – Durante fiscalização nas unidades de saúde da capital, o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) denunciou, nesta terça-feira, 04/02, o descaso enfrentado pelos moradores do bairro Zumbi dos Palmares, zona Leste de Manaus. Eles precisam enfrentar a “fila da madrugada” para receber atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alfredo Campos. A espera das pessoas na fila chega a até cinco horas.
Relatos
Por meio das redes sociais, Guedes recebeu vários relatos de moradores do bairro Zumbi, que precisam enfrentar essa fila para garantir atendimento na UBS Alfredo Campos. Guedes constatou que algumas pessoas precisaram chegar por volta de três horas da manhã para receber a ficha distribuída pela equipe da unidade. Por volta das cinco horas da madrugada, já havia mais de 100 pessoas aguardando.
Em alguns dias, a fila chega a ter 200 pessoas esperando atendimento, que, em alguns casos, acontece apenas no turno da tarde. Além disso, a unidade de saúde não possui médicos substitutos, resultando na falta de atendimento no local.
“Eu exijo que a Prefeitura de Manaus acabe com essa fila da vergonha. O Prefeito diz que a população ir para fila de madrugada é uma questão cultural, mas na verdade é uma necessidade. Se não chegarem durante a madrugada, não é possível conseguir atendimento, e isso é uma realidade de várias unidades de saúde de Manaus. Só dão 15 fichas e muitas pessoas voltam. Esse cenário não pode mais continuar acontecendo”, disse Rodrigo Guedes.
Leia mais:
Rodrigo Guedes apresenta leis municipais em braille e áudio descrição
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱