×
Petrobras

Lula critica preço da gasolina e defende Petrobras: ‘O povo precisa saber quem xingar’

Presidente afirma que Petrobras não é a responsável pelas altas nos combustíveis e propõe venda direta para reduzir preços

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (17) que a Petrobras, muitas vezes, não tem “culpa nenhuma” nos aumentos dos preços dos combustíveis. Durante um evento em Angra dos Reis (RJ), ele ressaltou que a população precisa ser informada sobre os verdadeiros responsáveis pelas altas para “saber quem xingar”.

‘O povo precisa saber quem xingar’, diz Lula

Lula destacou que o preço do litro da gasolina sai da Petrobras por cerca de R$ 3, mas chega ao consumidor final por aproximadamente R$ 6,50. Segundo ele, o mesmo ocorre com o diesel e o gás de cozinha, mas muitos acreditam que a estatal é a responsável pelo aumento.

“Depende do ICMS que é cobrado. O povo paga o triplo do preço que sai da Petrobras. É importante informar a população disso, para o povo saber quem xingar na hora que aumenta, para o povo saber quem é o filha da mãe disso”, declarou.

Venda direta de combustíveis

O presidente criticou as empresas intermediárias que atuam na comercialização de combustíveis e defendeu a venda direta para os consumidores.

“Se a gente puder vender direto a gasolina, o gás, porque, no fundo, no fundo, ele [o consumidor] é assaltado pelo intermediário. Ele é assaltado. E a fama fica nas costas do governo”, afirmou.

Lula sugeriu que a Petrobras tome medidas para reduzir os preços, incluindo a venda direta de óleo diesel para grandes consumidores.

“Eu acho que a Petrobras tem que tomar uma atitude, sobretudo óleo diesel. A gente precisa vender para os grandes consumidores direto, se puder comprar direto, para que a gente possa baratear o preço”, disse.

‘Eu bebo outro álcool’, brinca Lula

Ao defender a importância da Petrobras, Lula ressaltou que a estatal precisa ser fortalecida para evitar privatizações no futuro. Segundo ele, quem vota em candidatos que não defendem a estatal está cometendo um erro.

O presidente destacou ainda a eficiência da Petrobras e reforçou a necessidade de protegê-la. Em tom descontraído, brincou com os presentes:

“Eu bebo outro álcool, a gasolina não.”

Lava Jato foi ‘tentativa de destruir a Petrobras’, diz Lula

Lula também criticou novamente a Operação Lava Jato, que investigou casos de corrupção na Petrobras e resultou em sua prisão. Segundo ele, a operação teve o objetivo de prejudicar a estatal e a indústria de engenharia do Brasil.

“Hoje todos vocês têm consciência de que o que estava em jogo naquele momento era a destruição da indústria de engenharia deste país e a tentativa de destruir a Petrobras, criando uma imagem negativa da Petrobras no mundo”, afirmou.

*Com informações do G1

Leia mais:

Ato em Manaus pede impeachment de Lula e anistia aos presos do 8 de janeiro

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *