A cidade de Manaus e o município de Presidente Figueiredo, a 126 quilômetros da capital amazonense, são os únicos a disponibilizarem unidades de eletropostos. A informação é da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Conforme os dados da ABVE, Manaus tem 43 unidades de eletropostos (86%). Já o município de Presidente Figueiredo tem sete unidades (14%).
De acordo com a ABVE, Manaus tem 40 eletropostos de recarga lenta e três de recarga rápida. Presidente Figueiredo tem seis de recarga lenta e um de rápida.
Entre as capitais da Região Norte, Manaus é a segunda com o maior número de eletropostos. A capital do Amazonas só perde para Belém, capital do Pará, que tem 50 unidades.

Região Norte
A Região Norte registou um avanço de 23,7% eletropostos em fevereiro. Na contramão, o estado do Amazonas não tem nenhuma unidade de posto para carros elétricos. Único estabelecimento para atender carros elétricos fica localizado em um shopping de Manaus.
Dados nacionais
Em fevereiro, o número de eletropostos no Brasil destaca o avanço significativo do setor, totalizando 14.827 eletropostos públicos e semi-públicos. Há três meses, em novembro de 2024, o país contava com 12.137 pontos de recarga. Comparando com os números de 2025, o volume representa um crescimento de 22% na infraestrutura – o que impulsiona o processo de eletromobilidade.
A expansão da infraestrutura acompanha o aumento da participação dos veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV) no mercado e sua disseminação pelo interior do país. Atualmente, a frota de veículos elétricos plug-in no Brasil soma 208.344 unidades, resultando em um índice de 14 veículos por eletroposto. Dentro desse total:
- 45% (93.082 veículos) são 100% elétricos (BEV) e dependem totalmente dos carregadores.
- 55% (115.262 veículos) são híbridos plug-in (PHEV) e possuem dependência parcial da infraestrutura, pois também operam com motor a combustão.
Considerando apenas os veículos 100% elétricos, a relação é de 6 veículos por eletroposto.
GEOGRAFIA
Atualmente, 1.363 municípios brasileiros contam com eletropostos. Em novembro de 2024, esse número era de 1.263, indicando um crescimento de 8% na oferta de pontos de recarga, sejam eles lentos ou rápidos. Esse avanço fortalece a autonomia e a confiança dos usuários de veículos elétricos plug-in.
O crescimento é especialmente notável no Norte, Centro-Oeste e Nordeste, o que reflete o avanço da eletromobilidade por todas as regiões brasileiras, e inclui também o processo de interiorização da infraestrutura.
Comparação do número de Municípios/Região
Região | Nov/24 | Fev/25 | Evolução |
Norte | 38 | 47 | 23,7% |
Centro-Oeste | 107 | 121 | 13,1% |
Nordeste | 294 | 326 | 10,9% |
Sudeste | 479 | 506 | 5,6% |
Sul | 345 | 363 | 5,2% |
Total | 1.263 | 1.363 | 7,9% |
Tipos de carregadores
Dos 14.827 eletropostos existentes, 84% (12.397) oferecem recarga lenta (AC), enquanto 16% (2.430) são carregadores rápidos (DC). Em relação a novembro de 2024, o crescimento dos carregadores rápidos superou o dos carregadores lentos, reforçando a evolução da mobilidade elétrica no país.
Expansão dos Carregadores Rápidos (DC):
- Novembro de 2024: 1.516
- Fevereiro de 2025: 2.430
- Crescimento: 60%
Expansão dos Carregadores Lentos (AC):
- Novembro de 2024: 10.621
- Fevereiro de 2025: 12.397
- Crescimento: 17%
O aumento expressivo dos carregadores rápidos evidencia o foco na implementação de uma infraestrutura de recarga mais eficiente para os usuários de veículos elétricos.
Para Davi Bertoncello, diretor do GT de Comunicação da ABVE, membro do Conselho e diretor executivo da Tupi Mobilidade: “Deixamos de contar carregadores e começamos a contar histórias. A de um país que, em poucos anos, saltou de poucas centenas de carregadores públicos para quase 15 mil. Os números não mentem: apenas entre carregadores rápidos, que são a chave para destravar a adoção em massa dos veículos elétricos no Brasil, tivemos um crescimento de 62% em um trimestre. Quem ainda duvidava que a transição estava acontecendo, agora tem 2.430 motivos para repensar.”
A ABVE disponibiliza em seu site, por meio de seu BI (Business Inteligence), os números relativos ao mercado de vendas de veículos eletrificados. As informações são divididas em três temas: Geral, Frotas, Geografia da Eletromobilidade e Eletropostos.
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