×
MÚSICA CLÁSSICA

Teatro Amazonas recebe concerto com obras de Puccini, Tchaikovsky e Barber

Orquestra de Câmara do Amazonas celebra 12 anos do maestro Otávio Simões na cidade

Espetáculo promete emocionar o público com vertentes distintas do romantismo
Espetáculo promete emocionar o público com vertentes distintas do romantismo. Foto: Divulgação

O Teatro Amazonas será palco de um concerto especial da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) nesta quinta-feira (20), às 20h. Sob a regência do maestro Otávio Simões, o espetáculo apresenta obras de três grandes nomes da música clássica: Giacomo Puccini, Pyotr Ilyich Tchaikovsky e Samuel Barber.

Repertório destaca diferentes vertentes do romantismo

O programa do concerto explora três estilos distintos do romantismo.

“O público vai ouvir três vertentes diferentes do romantismo. Tem o romantismo italiano do Puccini, o pós-romantismo americano do Barber e o refinamento da música russa com a ‘Serenata para Cordas’ de Tchaikovsky”, destaca o maestro Otávio Simões.

A apresentação inclui Crisantemi, de Puccini, uma obra pouco conhecida do compositor, escrita para orquestra de cordas e diferente do estilo operístico pelo qual ele é mais lembrado.

O programa segue com o Adagio para Cordas, de Samuel Barber, uma peça do século XX que, apesar de moderna, mantém o lirismo romântico. Essa obra está amplamente presente no cinema e emociona o público.

Para encerrar, a orquestra interpreta a Serenata para Cordas em Dó Maior, de Tchaikovsky, considerada uma das composições mais refinadas do repertório para orquestra de cordas.

“Ela é difícil, como a maioria das coisas do Tchaikovsky, mas a Orquestra de Câmara do Amazonas toca essa obra com gosto. Ali temos uma mistura maravilhosa de músicos amazonenses, russos, bielorrussos, cubanos, latino-americanos em geral. Eles tocam essa peça com a alma russa, mas com o calor dos amazonenses”, ressalta Otávio Simões.

Concerto celebra 12 anos do maestro em Manaus

O evento marca também os 12 anos de atuação do maestro Otávio Simões na capital amazonense. Ele relembra sua chegada à cidade e a importância desse momento.

“Completei 12 anos em Manaus agora, no dia 17 de fevereiro. Vim para cá a convite do maestro Malheiros e da Secretaria de Cultura na época. Coincidentemente, esse concerto acontece exatamente nessa data, e eu estou ali fazendo música com amigos, porque orquestra de câmara são amigos pessoais, gente de quem eu gosto muito”, comenta.

Com um repertório emocionante e músicos de diversas nacionalidades, o concerto promete uma experiência única para o público.

(*) Com informações da assessoria

Leia mais:

Quer ser músico? UEA abre inscrições para Projeto de Orquestras e Bandas Infantis e Juvenis

LS

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *