×
acusações

Trump acusa Zelensky de ‘apostar’ com a Terceira Guerra Mundial

Em uma rara troca de palavras, Trump e Zelensky discutem acordo de paz e o risco de uma nova guerra mundial

Foto: Reprodução/Twitter

Em um encontro tenso na Casa Branca, o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tiveram uma discussão acalorada, com Trump acusando Zelensky de “apostar com a vida de milhões de pessoas” e de aumentar o risco de uma possível Terceira Guerra Mundial.

A reunião, transmitida ao vivo, não resultou em um acordo entre os dois países, contrariando as expectativas de um possível avanço nas negociações para o fim da guerra na Ucrânia.

“Você está apostando com a vida de milhões de pessoas. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial, e o que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país, um país que te apoiou muito mais do que muitos disseram que deveria”, disse Trump, claramente irritado, enquanto Zelensky tentava justificar sua postura em relação à guerra com a Rússia.

VÍDEO:

Principais pontos da discussão entre Trump e Zelensky

A discussão começou a esquentar após Zelensky expressar desconfiança quanto ao compromisso de Vladimir Putin de encerrar a guerra. Ao chamar Putin de “assassino”, o presidente ucraniano gerou uma reação imediata de Trump, que não hesitou em aumentar o tom de voz: “Não faça concessões a um assassino”, retrucou Zelensky, defendendo a postura firme contra o líder russo.

O encontro não teve resultados concretos. “Seu povo é muito corajoso, mas ou vocês fazem um acordo ou estamos fora. E se estivermos fora, vocês terão que lutar sozinhos”, afirmou Trump. A discussão sobre um acordo de paz também envolveu um acordo de exploração de terras raras no leste da Ucrânia, rico em minerais valiosos, que os EUA desejam explorar.

A crítica ao desrespeito no Salão Oval

Após a reunião, Trump publicou uma mensagem no TruthSocial, alegando que Zelensky demonstrou “desrespeito aos EUA no Salão Oval” e que ele só retornaria quando estivesse “pronto para a paz”. Esse embate ocorre em um momento crítico, com os EUA tentando consolidar sua influência na região, enquanto a Ucrânia segue buscando apoio militar e econômico contra a invasão russa.

A troca de acusações entre Trump e Zelensky

As tensões entre os dois líderes já vinham se intensificando nos últimos dias. Zelensky havia acusado Trump de se deixar influenciar pela desinformação russa e de ser “preso em uma bolha” devido ao seu alinhamento com Putin. Em resposta, Trump chamou Zelensky de “ditador sem eleições”, pressionando-o a aceitar o acordo sobre os minerais ou “não restará a ele um país”.

União Europeia critica postura dos EUA

Enquanto isso, países da União Europeia criticam a postura dos EUA, que não incluem a Ucrânia nas conversas para um acordo de paz e recusam a colocar um país do bloco como mediador. A situação continua tensa e sem soluções claras, enquanto o conflito na Ucrânia segue sem sinais de trégua.

(*) Com informações do G1

Leia mais:

Trump menciona Jair Bolsonaro durante evento conservador nos EUA

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *