×

Deputado Dan Câmara homenageia ZFM em seus 58 anos e prega reinvenção do modelo

Dan Câmara
Dan Câmara

Manaus (AM) – Em entrevista ao Em Tempo, o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) celebrou os 58 anos da Zona Franca de Manaus (ZFM), completados na sexta-feira (28), propondo uma reinvenção que priorize justiça social, sustentabilidade e distribuição de riquezas.

Dan reconheceu a importância histórica da ZFM, criada em 1967 e responsável por movimentar R$ 200 bilhões anuais no Polo Industrial de Manaus. No entanto, questionou: “Para quem esses bilhões todos?”.

Citando dados do IBGE, lembrou que mais de 50% da população amazonense vive na linha da pobreza, enquanto a capital enfrenta favelização em mais da metade de seu território.

“Somos a quinta capital mais rica do país em PIB, mas os benefícios não chegam à maioria”, afirmou.

O parlamentar, que se autointitula “o louco do planejamento”, defendeu três critérios para avaliar a ZFM: desempenho financeiro, reversibilidade social e sustentabilidade. Enquanto elogiou o primeiro, classificou a sustentabilidade como “zero” e a reversibilidade — distribuição de riquezas para a população — como insuficiente.

“Se a reversibilidade fosse eficaz, nossos índices sociais seriam outros”, destacou.

Dan também alertou para a degradação ambiental: “A ZFM já retardou o desmatamento, mas hoje vivemos a era do narcogarimpo, da pesca ilegal e do contrabando, patrocinados por facções”.

Propostas para um novo modelo

O deputado sugeriu diversificar a ZFM, transformando-a em um polo de inovação sustentável e inclusivo. Entre as ideias estão: incentivo a energias limpas; produção de placas voltaicas com subsídios para democratizar o acesso no estado; tecnologia para comunidades; filtros purificadores de água para ribeirinhos e sistemas de tratamento de esgoto com micro-organismos.

O parlamentar também defende a Zona Franca Turística, ou seja, financiamento de infraestrutura para turismo cultural e ecológico, “pois um lugar só é bom para turistas se for bom para seus habitantes”. Igualmente, sugere a expansão do modelo para o interior com a criação de distritos industriais em outras regiões, gerando emprego para populações tradicionais.

Sobre o futuro do modelo ZFM, Dan citou Martin Luther King Jr.:

“Tenho um sonho, compartilhado por 4 milhões de amazonenses”.

Ele entende que a ZFM do futuro deve “falar ao mundo sobre preservação” e servir à população local.

“Projetos de desenvolvimento não são para enriquecer poucos, mas para transformar vidas”.

Leia artigos de Dan Câmara – Clique aqui.

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *