Na manhã desta segunda-feira (10), cinco procuradores de Justiça tomaram posse como novos membros do Conselho Superior do Ministério Público do Amazonas (CSMP/MPAM). A cerimônia aconteceu no Plenário Antônio Alexandre Pereira Trindade, e os empossados foram escolhidos por meio de uma eleição virtual e secreta, realizada no dia 11 de fevereiro, utilizando o sistema Votus.
Novos membros do conselho superior
Os novos conselheiros são:
- Adelton Albuquerque
- Mara Nóbia Albuquerque da Cunha
- Elvys de Paula Freitas
- Jorge Michel Ayres Martins
- Nilda Silva de Sousa
Adelton e Mara foram eleitos pelos promotores de Justiça, enquanto Elvys, Jorge e Nilda foram escolhidos pelos procuradores de Justiça.
Discurso da Procuradora-Geral de Justiça
A procuradora-geral de Justiça (PGJ), Leda Mara Nascimento Albuquerque, marcou presença na solenidade e destacou os desafios de integrar o Conselho Superior. Ela afirmou:
“Integrar o Conselho Superior é uma das missões mais desafiadoras do MPAM. O exercício das funções de conselheiro envolve, antes de mais nada, a necessidade de um grande conhecimento da realidade concreta dos diversos setores que compõem o Ministério Público do Amazonas, conjugando esse conhecimento com o exercício permanente do diálogo com a classe e com os demais integrantes do colegiado. A busca deve ser sempre pela melhor solução para o caso concreto posto em deliberação, sem perder de vista a unidade que rege o Ministério Público.”
Compromisso com a Justiça e a Sociedade
O procurador de Justiça Elvys de Paula Freitas também se pronunciou e expressou a honra de assumir o cargo. Ele parabenizou seus colegas eleitos e enfatizou o compromisso do novo colegiado com a justiça:
“A espinhosa tarefa de julgar iguais não é fácil, nem agradável, mas é necessária, pois necessita-se, sempre, que seja feita a apuração e o julgamento com absoluta isenção de ideias, princípios e ideologias, com base na Justiça, nos fatos e no direito”, declarou Freitas.
Homenagens aos antigos conselheiros
Durante a cerimônia, Leda Mara Nascimento Albuquerque prestou homenagens aos antigos conselheiros, reconhecendo o trabalho fundamental deles no aprimoramento do Conselho. Foram homenageados os conselheiros:
- Sílvia Abdala Tuma
- Neyde Regina Demósthenes Trindade
- Suzete Maria dos Santos
- Marco Aurélio Lisciotto
A PGJ também destacou o retorno da procuradora Silvana Nobre de Lima Cabral, que assume novamente o cargo de corregedora-geral após atuar à frente da Secretaria dos Órgãos Colegiados.
Um novo capítulo para o MPAM
A posse dos novos conselheiros marca o início de um novo ciclo para o CSMP. Espera-se que o colegiado continue a fortalecer a atuação do Ministério Público do Amazonas, garantindo a defesa da ordem jurídica, dos direitos sociais e das instituições democráticas.
A cerimônia foi encerrada com uma confraternização entre os membros do Ministério Público, familiares e convidados, celebrando a renovação e o compromisso com a justiça e a sociedade amazonense.
(*) Com informações da asssessoria
Leia mais:
Comando da prefeitura de Envira será decidido na próxima segunda-feira
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱