O senador Plínio Valério (PSDB) rebateu, nesta terça-feira (18), as críticas geradas por um vídeo que viralizou nas redes sociais, no qual ele afirma não saber “po**a nenhuma sobre Zona Franca, de tributos”.
A declaração foi feita durante um evento da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio-AM), na sexta-feira (14). No trecho divulgado, Plínio diz: “Os meus assessores estavam lá. O Omar citou a Ivone, ela é minha assessora, estava lá diuturnamente. Eu não estava porque eu não entendo po**a nenhuma de Zona Franca, de tributo. Mas eu não preciso estar. A minha assessoria está lá para isso.”
A fala causou surpresa, especialmente porque, assim como os outros dois senadores do Amazonas, Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), Plínio Valério tem participação ativa nas discussões sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM). A situação se tornou ainda mais controversa porque o evento da Fecomércio foi justamente uma homenagem ao senador pelo seu papel na aprovação da regulamentação da reforma tributária no final do ano passado.
Diante da repercussão, o senador esclareceu, por meio de nota, “que o trecho foi retirado de contexto. Ao afirmar que não entende profundamente sobre o tema, o senador destacou a importância de contar com uma assessora técnica especializada, que o auxilia no acompanhamento das questões tributárias e econômicas da ZFM.”
O comunicado ainda ressalta que “o compromisso do senador Plínio Valério com a defesa da Zona Franca de Manaus é amplamente comprovado por sua atuação como senador. Desde o início de seu mandato, ele tem utilizado sua voz no Senado para reforçar a importância do modelo econômico e combater medidas que comprometam sua competitividade. Foi relator da Lei de Informática, garantindo investimentos para o setor, e atuou contra iniciativas que poderiam reduzir os incentivos fiscais da ZFM, como o decreto que zerou o IPI na região.”
Além disso, o senador destaca que “durante a Reforma Tributária, apesar de discordâncias pontuais, votou favoravelmente à proposta para assegurar a manutenção dos benefícios da Zona Franca. O senador também tem sido uma voz ativa no debate sobre a preservação ambiental, demonstrando que a ZFM é essencial para a conservação da floresta amazônica e para o desenvolvimento socioeconômico do Amazonas.”
VÍDEO:
LE
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱