A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu 95 suspeitos de violência doméstica e familiar contra a mulher durante a Operação Hera, realizada em março pela Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) Centro-Sul. Foram 81 prisões em flagrante e 14 por mandados judiciais.
Além disso, a PC-AM registrou 1.055 boletins de ocorrência (BOs), instaurou 210 inquéritos e solicitou 282 medidas protetivas de urgência (MPUs). Também foram cumpridas 11 ordens judiciais para buscas.
A delegada Patrícia Leão destacou que o número de mandados de prisão dobrou em relação a março de 2023, representando um aumento de 133% nas prisões preventivas.
Ação intensificada no mês da mulher
“A Operação Hera leva o nome da esposa de Zeus, que sofreu diversas violências psicológicas e traições. Escolhemos esse nome para simbolizar o enfrentamento à violência doméstica neste mês do Dia Internacional da Mulher”, explicou a delegada.
Ela reforçou a importância de campanhas educativas e pediu que vítimas denunciem. “Se sentirem medo ou vergonha, procurem ajuda acompanhadas, mas não deixem de denunciar. O Disque 180 está disponível para denúncias e orientações.”
Casos de destaque
- 16 de março: Personal trainer, de 48 anos, preso em flagrante por estupro de vulnerável contra um jovem de 21 anos, encontrado inconsciente.
- 17 de março: Homem, de 33 anos, preso por ameaça, lesão corporal, perseguição e descumprimento de medida protetiva contra sua ex-companheira, de 27 anos. Ele não aceitava o fim do relacionamento.
- 26 e 27 de março: Quatro homens presos por descumprimento de medidas protetivas, um deles em Careiro Castanho (a 88 km de Manaus).
Denúncias e registros de ocorrência
Casos de violência doméstica podem ser denunciados pelos números 180 (Central de Atendimento à Mulher) e 181 (SSP-AM). Também é possível registrar BOs presencialmente nos DECCMs e delegacias locais.
- DECCM Centro-Sul: Av. Mário Ypiranga Monteiro, Parque Dez de Novembro (24h por dia).
- DECCM Norte/Leste: Av. Nossa Senhora da Conceição, Cidade de Deus (segunda a sexta, 8h às 17h).
- DECCM Sul/Oeste: Rua Desembargador Felismino Soares, Colônia Oliveira Machado (segunda a sexta, 8h às 17h).
No interior, as denúncias podem ser feitas nas Delegacias Interativas de Polícia (DIPs) e Delegacias Especializadas de Polícia (DEP).
Leia mais:
Violência política atinge recorde em 2024
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱