PMAM apreende submetralhadora durante Operação Impacto em Itacoatiara
Manaus (AM) – A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu uma submetralhadora artesanal e um carregador no município de Itacoatiara (a 176 km de Manaus), durante a primeira noite da Operação Impacto Médio e Baixo Amazonas, na quinta-feira (3/4). A ação, realizada pela Força Tática, conta com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Criminalidade
A operação foi deflagrada como resposta ao avanço da criminalidade no interior do Estado, especialmente em áreas estratégicas onde grupos criminosos disputam territórios para o tráfico de drogas e a prática de crimes violentos. O objetivo é reforçar o combate aos homicídios, roubos e furtos, e ampliar a sensação de segurança nas cidades da região.
De acordo com o relatório policial, a equipe recebeu uma denúncia anônima sobre a presença de traficantes na rua João Valério, no bairro Santo Antônio.
Ao chegarem ao local, os suspeitos fugiram ao perceber a presença policial. Durante buscas na área, os agentes localizaram a submetralhadora de calibre 380, de fabricação artesanal, e um carregador. O armamento está em poder da Delegacia Interativa de Itacoatiara.
Operação estendida a outros municípios do interior
A Operação Impacto contempla municípios do Médio e Baixo Amazonas, considerados áreas sensíveis pela crescente atuação de facções criminosas.
Operação Impacto
A Secretaria de Segurança Pública deu início à Operação Impacto com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade, com foco especial em homicídios, roubos, furtos e crimes ambientais em 11 municípios das regiões do Médio e Baixo Amazonas.
Principais características da operação:
- Tecnologia a serviço da segurança: A ação conta com equipamentos de última geração como o sistema “Paredão” (monitoramento por câmeras de vigilância) e o Programa RecuperaFone (para rastreamento de aparelhos celulares roubados)
- Efetivo integrado: A operação reúne policiais civis, militares, agentes do Detran-AM, bombeiros e apoio da Marinha do Brasil
- Base operacional: As forças de segurança estão alojadas na base Paulo Pinto Nery, da Polícia Civil, em Itacoatiara
Resultados preliminares:
De acordo com o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar em Itacoatiara, major Marcos Pires, a cidade já registra uma redução significativa nos índices criminais:
- Queda de 50% nos homicídios (de 11 para 4 casos no primeiro trimestre)
- Redução nos números de roubos e furtos
- Recuperação de diversos aparelhos celulares roubados
Próximos passos:
A Operação Impacto seguirá para outras 10 cidades amazonenses após a atuação em Itacoatiara:
- Urucurituba
- Itapiranga
- Silves
- São Sebastião do Uatumã
- Urucará
- Parintins
- Nhamundá
- Barreirinha
- Boa Vista do Ramos
- Maués
Segundo o secretário de Segurança Pública, Vinícius Almeida, a meta é expandir a operação para todo o estado ainda em 2025, levando a mesma estrutura tecnológica e operacional que vem apresentando resultados positivos na capital Manaus para o interior do Amazonas.
Galeria de fotos:


Leia mais:
Confronto entre facções deixa duas crianças baleadas em Iranduba
( * ) EM TEMPO, com informações da assessoria
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱