A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) foi atingida por spray de pimenta na noite desta quinta-feira (10), durante a marcha do acampamento Terra Livre, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. Ela passou mal, prestou depoimento à Polícia Legislativa e recebeu atendimento médico.
A confusão começou por volta das 18h30, quando indígenas derrubaram grades de proteção ao chegarem ao Congresso. Em resposta, a Polícia Legislativa usou bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta para dispersar o grupo. A PM do DF também fez uma barreira de contenção no local.
Célia Xakriabá se apresentou aos policiais como parlamentar e questionou o uso do gás. Ela reclamou de dores nos olhos.
O Acampamento Terra Livre reúne indígenas de várias etnias e é considerada a maior mobilização do movimento no país. A marcha partiu da área da antiga Funarte, onde estão acampados desde o fim de semana.
A PMDF informou que a Polícia Legislativa agiu com material químico após o grupo entrar na área de segurança do Congresso. A Apib criticou a falta de orientação sobre os limites do trajeto.
A Câmara afirmou que houve avanço além do ponto acordado. Já o Senado e a Presidência do Congresso reforçaram a necessidade de garantir segurança e defenderam o direito à manifestação pacífica.
Mais uma vez, eu e meu povo somos vítimas do racismo. Fomos recebidos com gás de pimenta e bombas de efeito moral hoje, no gramado do Congresso. Uma marcha pacífica é recebida com extrema violência pelas forças que deveriam nos proteger. pic.twitter.com/wopX6PjTyU
— Célia Xakriabá (@celiaxakriaba) April 11, 2025
Leia mais
Acampamento Terra Livre discute democracia e direitos indígenas
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱