×
Economia do AM

Obras e ações para recuperação da economia ampliam empregos no AM

O estímulo ao desenvolvimento de novos mercados também abriu oportunidades de emprego

Manaus (AM)- Obras, concursos públicos e ações do Governo para recuperar a economia têm ampliado a geração de empregos no Amazonas.

A abertura de novos postos de trabalho é prioridade definida pelo governador Wilson Lima, que também ressalta o esforço para atrair novos investimentos para o estado.

“Nós estamos trabalhando muito no combate à fome e, paralelo a isso, na geração de emprego e renda. Temos tocado muitas obras no Amazonas, gerando em torno de 90 mil empregos diretos e indiretos, temos investimentos em todos os municípios do Amazonas”, disse Wilson Lima, ao destacar que o Estado está empenhado na defesa da competitividade do Polo Industrial de Manaus, que muito contribui no processo de geração de empregos.

De 2019 a 2021, o Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam) aprovou R$ 31 bilhões em projetos de investimentos produtivos, com projeção de 22.500 novos postos de trabalho, que estão em fase de implantação.

Para manter a segurança jurídica para os investidores, no ano passado o Governo do Estado prorrogou por mais 10 anos a Política Estadual de Incentivos Fiscais.

O estímulo ao desenvolvimento de novos mercados também abre oportunidades de emprego. Em 2021, Wilson Lima sancionou a Lei nº 5.420 (a Lei do Gás), um novo marco legal do serviço de distribuição e comercialização de gás natural, que possibilita a geração de ao menos 20 mil empregos diretos, em uma estimativa para sete anos.

Obras

Mais de 90 mil empregos diretos e indiretos já foram gerados por meio das obras entregues e em execução no Amazonas, desde 2019. Somente para 2022, o pacote lançado pelo governador estima gerar cerca de 28 mil postos de trabalho. O investimento é de mais de R$ 1,1 bilhão em 187 obras em todo o estado.

Mais de 170 obras estão em andamento no Amazonas. Além disso, em três anos o governador Wilson Lima concluiu 175 obras do pacote de investimentos em infraestrutura, gerando postos de trabalho tanto durante a execução quanto após a entrega nos 55 municípios com obras finalizadas.

Concursos 

Somente por meio dos concursos públicos lançados, quase 3 mil vagas foram abertas para as secretarias de Fazenda e Segurança Pública, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, Departamento Estadual de Trânsito e Procuradoria Geral do Estado.

Além disso, o governador Wilson Lima convocou, desde 2019, um total de 7.319 profissionais aprovados em concursos públicos para os quadros da administração estadual, incluindo as áreas de segurança, saúde e setor primário. Foram contratados, ainda, 5.157 trabalhadores da saúde no período mais agudo da pandemia, reforçando o quadro de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Emprego formal 

O Amazonas fechou o ano passado com 35.141 novos trabalhadores inseridos no mercado de trabalho, totalizando 447.386 trabalhadores formais em todo o estado. Em comparação a 2020, que fechou com saldo positivo de 8.459 empregos, houve um aumento de 415,42% de novas contratações. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência.

Os três setores que mais contribuíram para o saldo positivo de admissões foram serviços, comércio e indústria. Os dados mais recentes, divulgados no início de abril, apontam saldo positivo de 3.217 admissões a mais que o de demissões no Amazonas, no mês de fevereiro. Pelo segundo mês seguido em 2022, o Amazonas teve saldo positivo na quantidade de empregos formais.

*Com informações da assessoria

FOTOS: Divulgação/Secom

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Elon Musk deseja implantar tecnologia no AM

Trabalhadores nascidos em fevereiro já podem sacar FGTS

Programa do AM leva apoio para produtores rurais

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *