×
obstrução intestinal

Entenda a cirurgia que libera e reconstrói parede abdominal de Bolsonaro

Ex-presidente foi transferido para Brasília após sentir fortes dores

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou, na manhã deste domingo (13), por uma cirurgia de laparotomia exploradora no Hospital DF Star, em Brasília. O procedimento foi indicado após a persistência de um quadro de obstrução intestinal que não regrediu com medidas clínicas iniciais.

Bolsonaro foi transferido na noite de sábado (12) de Natal (RN), onde estava internado desde sexta-feira (11) após relatar fortes dores abdominais.

Por que Bolsonaro foi operado?

De acordo com o boletim médico divulgado pelo DF Star, o objetivo da cirurgia foi liberar aderências intestinais — faixas de tecido cicatricial que podem causar obstruções — formadas após intervenções anteriores, além de reconstruir a parede abdominal, comprometida por cirurgias passadas.

O procedimento é o sétimo relacionado às complicações da facada sofrida por Bolsonaro em setembro de 2018, durante a campanha eleitoral. Desde então, ele passou por várias internações e cirurgias no sistema digestivo.

O que é laparotomia exploradora?

A laparotomia exploradora é uma cirurgia em que os médicos fazem uma incisão no abdômen para examinar diretamente os órgãos internos. É geralmente indicada quando exames de imagem não são suficientes para diagnosticar ou tratar a causa dos sintomas do paciente.

Boletim médico na íntegra

“O ex-Presidente Jair Bolsonaro foi transferido na noite de ontem para o Hospital DF Star. Após reavaliação clínico-cirúrgica, foi submetido a novos exames laboratoriais e de imagem que evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas.

As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal.”

Sem previsão de alta

O hospital ainda não informou quando Bolsonaro poderá receber alta. A equipe médica avalia a evolução do quadro pós-operatório antes de tomar qualquer decisão sobre a liberação.

(*) Com informações do SBT News

leia mais: Bolsonaro é transferido de hospital de Natal para Brasília, onde deve passar por cirurgia

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *