O novo papa foi escolhido nesta quinta-feira (8), após a emissão de fumaça branca pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, encerrando o período de Sé Vacante e dando início a uma nova liderança para a Igreja Católica.

Logo após a fumaça, o Vaticano anunciou “Habemus Papam” e os sinos da Capela Sistina tocaram para celebrar a escolha. O nome do novo papa ainda não foi revelado, mas a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, e ele deverá aparecer em breve na sacada da Basílica de São Pedro para se apresentar aos fiéis.

O conclave, iniciado na quarta-feira (7), contou com 133 cardeais votantes. A fumaça branca indica que o período de Sé Vacante, em que a Igreja não tem líder, chegou ao fim, após a morte de papa Francisco. A praça São Pedro ficou lotada, com cerca de 45 mil pessoas acompanhando o evento.

A eleição ocorreu no segundo dia do conclave. Antes disso, duas fumaças pretas haviam sido expelidas, indicando que o processo estava em andamento. O novo papa assume a liderança da Igreja 17 dias após a morte de Francisco, que faleceu por conta de um AVC e insuficiência cardíaca.

Agora, o novo pontífice irá conduzir a Igreja Católica, podendo dar continuidade ou fazer mudanças em relação às reformas iniciadas por Francisco durante seus 12 anos de papado.

*Matéria em atualização

Leia mais

Arcebispo de Manaus é citado pela Reuters como possível novo Papa