Imagens de câmeras de segurança registraram uma onça-parda circulando pelas ruas de Caçador (SC). Em um dos vídeos, um morador chega a se deparar com o felino, também conhecido como leão-baio ou puma.
A Polícia Militar Ambiental (PMA) informou que não houve ataques e nem outros avistamentos, além do ocorrido no bairro Gioppo, próximo ao Centro da cidade, de 73 mil habitantes.
A onça-parda é o maior felino que pode ser encontrado em Santa Catarina, podendo chegar a 70 quilos e 1,5 metro de comprimento.
As imagens que repercutiram nas redes sociais em todo o estado nos últimos dias foram feitas na quarta-feira (7) e mostram o animal andando por uma rua sem asfalto quando um cachorro se aproxima e começa a latir e um morador se afasta ao perceber a onça-parda.
A suspeita da polícia é que o animal tenha se escondido em uma área de mata. O sargento Osmar Sônego, comandante da PM Ambiental em Caçador, explicou que a população foi orientada sobre novos contatos com o felino e os cuidados a serem tomados.
Ele ressaltou evitar qualquer tentativa de contato ou acuar o animal, que pode se tornar agressivo ao se sentir ameaçado. Reforçou também a importância de acionar as forças de segurança, e não tentar atacar ou ferir o felino, configurando crime ambiental.
(*) Com informações do g1
Leia mais: Onça-pintada que matou caseiro ainda está com sinais de inflamação intestinal
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱